91 Anos de Vila Maria

O bairro de Vila Maria está em festa neste mês de janeiro. Tudo por conta do aniversário de 91 anos do bairro, que será comemorado no dia 20 de janeiro com muitas atrações ao longo do dia na Praça Santo Eduardo.

As festividades começam com uma missa na Igreja da Candelária, às 8 horas. Em seguida um evento cívico na Praça Santo Eduardo com hasteamento da bandeira. Depois da homenagem a pátria a UNICOM (União dos Comerciantes de Vila Maria) promove o "Quarteirão da Alegria": com palhaços, brincadeiras, piscina de bolinha, algodão doce e muito mais atrás do Posto da Polícia Militar na Praça Santo Eduardo.

Como em todo aniversário tem que ter bolo, Vila Maria vai distribuir aos seus moradores, 91 metros do doce que foi produzido pela Casa Dom Macário. Durante o evento, um grande show com a Rádio Mix até às 19h30.

Finalmente às 20h30 show pirotécnico para terminar a festa.

O aniversário de Vila Maria foi organizado pela UNICOM (União dos Comerciantes de Vila Maria), Casa Dom Macário, com o apoio da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme.

Para o subprefeito Antônio Perosa, o bairro de Vila Maria "necessita ter uma festa tão animada e aconchegante como é seu povo".

A seguir a programação das festividades:

 

Horário Evento Local
8h00 Missa Igreja da Candelária
9h00 Evento Cívico Praça Santo Eduardo
10h às 13h Quarteirão da Alegria Praça Santo Eduardo
14h00 Corte e Distribuição do Bolo de 90 metros Praça Santo Eduardo
16h às 19h30 Show da Rádio Mix Praça Santo Eduardo
20h30 Show Pirotécnico Praça Santo Eduardo



Sobre o bairro

Vila Maria foi fundada em 17 de janeiro de 1917, pela Cia Paulista de Terrenos formada pelos então diretores: Rafael de Abreu Sampaio Vidal, Eduardo Fonseca Cotching, Alberto Byington, Guilherme Cotching e Paulo Cotching.

O Grupo Escolar João Vieira de Almeida é a primeira escola oficial e foi instalada em 1924.

A emancipação política do bairro ocorre em 05/12/1938. Vila Maria respira política graças ao seu exemplo de fidelidade partidária com o ex-prefeito Jânio Quadros, que em 1961 inaugura o primeiro posto de saúde da região.

Vila Maria também é palco de muitas lendas, como a das visitas de Dom Pedro I à Marquesa de Santos que, dizem, refugiava-se nesta região.


Números do Bolo

1800 ovos
200 kg de açúcar
200 kg de farinha de trigo
10 kg de fermento
160 litros de água
180 litros de chantilly
160 folhas de papel manteiga
45 folhas de papel arroz
30 pessoas para preparação, montagem e distribuição do bolo


Histórias de pessoas do bairro

Deolinda Lopes Jardim, 62 anos (Fone: 6955-4779)

"Terra dos amores" desta portuguesa que há 50 anos aportou sua caravela aqui, Dona Deolinda só tem elogios para o bairro: "não troco Vila Maria por nada! Nem pelo Morumbi", diz.

O amor é tanto que já escreveu diversas poesias para homenagear a terra que a acolheu. "As palavras saem do fundo do meu coração. A Vila Maria é o melhor lugar que existe no mundo", comenta emocionada.

Oscar Gabriel Reinão, 81 anos (Fone: 6955-9740)

Este "vila mariense" tem muita história para contar. Filho genuíno do bairro ele lembra dos primeiros bondes de Vila Maria. "Tinha um que ia e outro que voltava. Eles não circulavam ao mesmo tempo", comenta.

Sr Oscar participou de momentos históricos, como por exemplo, encontrar o ex-prefeito Adhemar de Barros em alguns bares da região. "Eu sabia até a pinga que ele tomava", relembra sorrindo. Outra passagem importante foi a grande enchente em 1929: "eu fiquei na janela vendo aquela água toda e meu pai não deixava a gente sair".

Hoje Sr Oscar ainda tem saudade dos tempos antigos, mas percebe que a vida está bem melhor: "a gente tem mais recursos, né?", diz.