Projeto de restauração de prédios do Parque do Trote é apresentado à Subprefeitura

 

Imagem do Picadeiro (atual salão de festas) nas décadas de 40 e 50; recuperação resgatará as características antigas do prédio
Imagem do Picadeiro (atual salão de festas) nas décadas de 40 e 50; recuperação resgatará as características antigas do prédio

 

Membros do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura se reuniram com representantes da Subprefeitura Vila Maria/ Vila Guilherme nesta segunda-feira (9) para apresentar o projeto de restauração dos edifícios do Parque do Trote, que estão em processo de tombamento. A idéia é manter as características arquitetônicas originárias dos prédios, considerando as adaptações necessárias de acessibilidade para os novos usos.

A projeto de recuperação contempla a portaria do parque e os prédios da antiga administração e os do complexo que inclui a arquibancada, além das torres da caixa d’água e de controle e o edifício da cocheira, onde ficavam os cavalos, na época em que o local era a sede da Sociedade Paulista do Trote.

Depois de reformadas, a casa da antiga administração deverá abrigar exposições e a cocheira será um espaço de múltiplas atividades incluindo áreas para dança e teatro, auditório, ponto de leitura, ateliê de artes plásticas e até um espaço para quiosques de alimentação. Para fortalecer o vínculo com a história do local, a cocheira também terá uma área destinada para equoterapia – método terapêutico que utiliza o cavalo para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com deficiência. O prédio mesclará áreas fechadas e abertas, e nestas, contará com jardins internos.

O projeto de revitalização dos edifícios está sendo coordenado pelo DPH para que as obras de recuperação preservem a identidade dos edifícios, que são bens em processo de tombamento, de valor histórico para a região. A estimativa é que esse projeto esteja pronto até dezembro, quando será enviado à Secretaria do Verde e Meio Ambiente para que as obras possam ser licitadas. O início das intervenções está previsto para o primeiro semestre de 2010.

Sobre o Parque do Trote

O Parque do Trote foi a primeira área de lazer totalmente adaptada para pessoas com deficiência a ser instalada na cidade. O local foi aberto para uso da população em 2 de julho de 2006 e a implantação desse equipamento de lazer está sendo feita por etapas. Nas duas primeiras fases foram construídas as pistas de bicicleta e Cooper, o playground, o pátio de eventos e uma trilha dos sentidos (jardins com plantas aromáticas e medicinais que estimulam os diversos sentidos), além de execução de paisagismo, drenagem e iluminação. Agora, a Prefeitura está trabalhando na terceira etapa, que envolve o restauro das edificações do local.

A área onde hoje é o parque foi a sede da Sociedade Paulista de Trote (SPT), fundada em 1944. O espaço era utilizado para as corridas de trote e as festas organizadas pela SPT. Em 1988, uma primeira parte da área foi desapropriada pelo então prefeito Jânio Quadros e se transformou no Parque Vila Guilherme. A desapropriação do restante do espaço foi efetivada em 2005, o que viabilizou a implantação do projeto do parque.