Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme realizou a limpeza de mais de 313 mil m2 de áreas em margens de córregos, em 2022

Entre os destaques do balanço de zeladoria estão também mais de 59 mil m2 de limpezas de bocas de lobo e 147 toneladas de detritos retirados da região.

O Balanço de Zeladorias feito pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), mostra um panorama geral dos serviços de limpeza realizados pela Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme no ano de 2022.

Considerada uma região com muitas praças e áreas verdes, a Subprefeitura realizou cerca de 1,6 milhões de m2 em cortes de mato/grama.

Imagem de três funcionários recolhendo as gramas de uma praça
Equipes de Zeladoria em Limpeza de Praças - corte de mato e grama

Um dos destaques também está a extensão e limpeza de ramais e galerias, mais conhecidas como bocas de lobo, cerca de 59 mil metros foram limpos e desobstruídos para contenção de enchentes e alagamentos.

Funcionário dentro de uma galeria (boca de lobo) realizando a limpeza e manutenção
Reforma e Desobstrução de Galerias (bocas de lobo)

As galerias e sarjetas também tiveram destaque. Foram conservados e reformados 2.840 metros de extensão garantindo segurança aos pedestres e também evitando o acúmulo de resíduos e água parada em buracos causados pelas próprias enchentes.

Por ser uma das áreas da cidade que também sofrem com enchentes e alagamentos, a Subprefeitura realiza semanalmente a limpeza de córregos. Somente no ano passado, foram limpos mais de 313 mil m2. Ainda se tratando de acúmulo de lixo e enchentes, há um dado muito chamativo em relação a quantidade de resíduos retirados das regiões de bocas de lobo, poços de visita, praças, vias públicas e pontos de descarte irregular; mais de 147 toneladas foram retiradas.

Equipe técnica trabalhando na limpeza as margens de um córrego
Equipe de Zeladoria em limpeza das àreas de margens de córregos

 

Meio Ambiente

Em 2022, a Subprefeitura realizou cerca de 4.700 serviços de Manejo Arbóreo, que estão relacionados a plantação de novas árvores e árvores podadas ou removidas. Esse tipo de ação contribui para a conservação das áreas verdes, além de favorecer não só a segurança, como também a saúde e bem estar dos moradores.