Subprefeitura Vila Maria realiza ações do ‘DIA D’ em Combate à Dengue

O ‘Dia D’ – Dia Nacional de Combate à Dengue foi realizado no último sábado (19) com atividades diversas de orientação a população sobre o combate ao mosquito com dicas simples e eficazes

No sábado (19), a Subprefeitura realizou diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O ‘Dia D’, como foi chamado, marcou o Dia Nacional de Combate à Dengue. As ações (das 9h às 16h) foram realizadas equipes de agentes de endemia que atuam efetivamente no território.


A data também contou com exposição de veículos com maquinários utilizados em ações de controle epidêmico, localizada no Lar Center, que contou com uma tenda com demonstração de diversos animais sinantropicos, além de orientações referentes as formas de prevenção de infestações de outras pragas urbanas.

Tenda montada no Lar Center para orientação e concsicentização a população
Tenda montada no Lar Center com exposição de veículos que possuem maquinários utilizados em ações de controle

Mais duas ações ocorreram em bairros diferentes da região: agentes da Vigilância Sanitária Ambiental e Zoonose visitaram mais de 1.800 imóveis, orientando os moradores de casa em casa sobre formas simples de combate ao mosquito transmissor.

Agentes da Vigilância Ambiental e Zoonose visitando moradores
Agentes da Vigilância Sanitária Ambiental e Zoonose em ação de orientação nas residências


A Subprefeitura em parceria com a empresa Limpa SP, realizou a revitalização do espaço ao lado da UBS Isolina Mazzei, com um grafite feito especificamente para para conscientizar e orientar a população sobre o combate à dengue.

Arte de grafite com ilustrações de prevenção a dengue
Arte do Grafite localizado na Rua Cristovão Lins - Vila Isolina Mazzei

Arte de grafite com ilustrações de prevenção a dengue
Arte do Grafite localizado na Rua Cristovão Lins - Vila Isolina Mazzei

“A finalidade da ação é mobilizar e orientar a população geral sobre as medidas de prevenção para que a doença seja combatida antes mesmo de se agravar. Somente neste sábado (19), mais de 2 mil residências foram vistoriadas e cerca de 5 mil materiais informativos foram distribuídos na região. Nossa equipe de agentes segue firme na Campanha TODOS CONTRA A DENGUE”. Comenta Simone Oliveira da Silva - Coordenadora de Vigilância Ambiental - Vila maria /vila Guilherme.

Agentes da Zoonose visitando moradores
Agente da Zoonose em ação de casa em casa orienanto a população

A Campanha irá até dia 26 de novembro e estão previstas mais atividades. Veja quais são:

- Nos dias 23 e 25 de novembro as abordagens dos agentes serão intensificadas em regiões que apresentam maior número de casos positivos para a Dengue, durante o primeiro semestre desse ano.

- Já no dia 26, está prevista uma ação de vacinação de cães, na Praça Santa Luiza e Marrilac, no Jardim Guanca. A equipe de Vigilância Ambiental da Vila Maria estará presente com equipamentos de orientação de combate ao mosquito Aedes Aegypti e também busca ativa de novos casos de esporotricose (doença de pele que surge por meio de fungos), considerando o aumento de casos deste agravo na região.


 
SAIBA COMO FUNCIONA O BLOQUEIO DE NEBULIZAÇÃO

O Bloqueio de Nebulização é realizado em casos positivos da doença, com equipamentos veiculares que possuem dispersão espacial de inseticida. Apesar da nevoa ser imperceptível aos olhos, podem causar irritação a pessoas mais sensíveis, desta forma, sempre é solicitado que os moradores mantenham distância dos veículos em movimento. Em alguns casos também podem ser utilizados equipamentos costais motorizados, que permite ao aplicador acessar o interior das residências.

Outro tipo de bloqueio de nebulização é realizado de casa em casa quando há casos suspeitos e confirmados. Essa ação consiste na orientação e eliminação de criadouros, ou seja, qualquer recipiente da residência que já esteja com criadouros ou com água parada.

>> Os veículos equipados e os agentes de endemias estão lotados na UVS – Unidade de Vigilância em Saúde e DVZ - Divisão de Vigilância de Zoonoses (Covisa)<<



DADOS SOBRE DENQUE EM 2022 NA REGIÃO DA SUBPREFEITURA VILA MARIA / VILA GUILHERME

  • Até o momento, nas regiões que abrangem a Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme houveram 898 casos de dengue suspeitos, destes 198 casos tiveram diagnóstico positivo. Dados de Bloqueio de Nebulização em 2022;
     
  • A Vigilância Ambiental da Vila Maria visitou 37 mil imóveis com ações de Bloqueio de Nebulização – que são realizados por meio de maquinários acoplados em veículos específicos;
  • Até o momento, foram contabilizadas cerca de 45 mil casas visitadas por nossos agentes, abrangendo cerca de 75 mil moradores.

 



O Comitê da Dengue da Subprefeitura Vila Maria compõe as equipes de:

  • Supervisão de Assistência Social
  • Conselho de Saúde
  • Vigilância Ambiental
  • Supervisão de Limpeza Pública
  • Empresa Limpa SP