Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme se prepara ininterruptamente para o período de chuvas

Os serviços de zeladoria são realizados diariamente no período de estiagem

A Subprefeitura Maria / Vila Guilherme intensificou a programação de limpeza com a chegada da época de chuva, bocas de lobo e poços de visita receberam limpezas com mais periodicidade. Além destes serviços, a subprefeitura conta com duas equipes de manejo de poda de árvores, que socorrem o mais prontamente possíveis ocorrências que envolvem queda de galhos ou árvores, atuando em todos os horários durante o período de chuva a fim de ajudar o munícipe.

A Subprefeitura também dispõe de uma equipe de limpeza de córregos que trabalha em programação cíclica, percorrendo todos os córregos da região, a fim de evitar o assoreamento e/ou a obstrução de seus leitos.

De janeiro a setembro de 2022, a Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme realizou mais de 1,2 milhões de m2 de corte de mato e grama. Foram 386 bocas de lobo, grelhas e poços de visita reformados, inclusive com troca de tampas. Das galerias e ramais foram limpos mais de 43 mil metros de extensão. Também foram podadas 3.321 árvores e mais de 2,1 mil metros de guias, sarjeta e sarjetão foram reformados. Os córregos da região passaram por limpeza em mais de 256 mil m2 de extensão, com a retirada de 121 toneladas de detritos. Os serviços são realizados ininterruptamente em toda a região administrativa da subprefeitura.

Conheça as ações da Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme na prevenção de alagamentos e enchentes decorrentes dos períodos de chuvas.

 

 

 

 

 

 

O Caminhão Hidrojato é um componente muito importante na prevenção de alagamentos e enchentes, decorrentes das fortes chuvas. Ele realiza a limpeza, retirada dos lixos e desobstrução em galerias – mais conhecidas como boca de lobo - e poços de visita. O veículo possui um tubo acoplado em sua estrutura, que suga todo o resíduo e posteriormente desobstrui as vias entupidas com a mangueira de jato de água. Por mês, são retiradas cerca de 80 toneladas de resíduos por meio desse serviço. Acompanhe algumas imagens desse serviço:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 


Equipe de galeria em desobstrução de acúmulo de resíduos



















 

 

Equipe de galeria em desobstrução com a limpeza feita por meio de hidrojatamento
 













 

 

 

 

 

 

 

Equipe de galerias em início da ação de desobstrução de retirada de resíduos

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Jardins de Chuvas são áreas verdes, que além da beleza das folhas e flores, tem a função de captar as águas da chuva, ampliando a permeabilidade do solo na cidade, de forma sustentável e ao mesmo tempo minimizando os efeitos de alagamentos e enchentes. Recentemente, no mês de outubro de 2022, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, foi homenageada pela Word Green City Awards, na Coreia do Sul, pela instalação dos Jardins de Chuva, que foram reconhecidos internacionalmente por uma ação de boas práticas e preservação do
meio ambiente. Veja como são os Jardins de Chuva:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Imagem do Jardim de Chuva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Imagem de outro ângulo do Jardim de Chuva 

 

 

 

 


 

 

Existem dois tipos de limpeza de córregos: manual e mecânica. As equipes de zeladoria da Subprefeitura atuam três vezes por semana na limpeza dos córregos e retirada de entulho e resíduos. Tal ação é de fundamental importância para evitar o acúmulo de detritos, auxiliando na contenção de alagamentos e enchentes. Acompanhe algumas imagens desse serviço:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Equipe de zeladorias em limpeza manual de córregos 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Imagem do córrego após a limpeza manual 

 

 

 

 


 

A varrição e retirada de entulho das vias públicas também são fundamentais para contenção de alagamentos e enchentes. As equipes de zeladoria da Subprefeitura atuam diariamente nesse serviço. As limpezas dos locais evitam a proliferação de lixo, insetos e animais, impactando diretamente na saúde e bem-estar dos moradores. Além de impedir que os detritos sejam levados por meio das chuvas, para os Tampões dos Poços de Visita, Bocas de Lobo, Sarjetas e etc. Veja algumas imagens desse serviço: 

 

 

 

 

 

 

 

 






Varrição e corte de mato e grama
 

























Varrição de corte de mato e grama

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Varrição de vias públicas e retirada de entulhos

 

 

 





 

As equipes de galeria e zeladoria da Subprefeitura atuam diariamente em Reformas, Manutenção e Limpeza de Galerias e Poços de Visita. Os serviços são solicitados em sua maioria pelos munícipes, por meio do Canal 156. Tais serviços evitam não só o acumulo de lixo que chegam nas redes de águas pluviais, como também evitam acidentes com pedestres e veículos quando a estrutura está danificada.

As galerias, mais conhecidas como bocas de lobo, são canais de escoamento das águas com destino as galerias pluviais. Os lixos jogados nas ruas são levados com a água da chuva para as galerias, causando a obstrução e alagamentos. As desobstruções dessas estruturas também são realizadas por meio do caminhão hidrojato.

Um dos serviços que também são muito importantes na contenção dos estragos feitos pelas chuvas são as reformas realizadas em sarjetas e sarjetões (canais triangulares e longos, destinados a coletar e guiar as águas ao dispositivo de drenagem). Quando estão com a estrutura danificada, geram concentração de resíduos, desencadeando grande quantidade de água acumulada, além de provocar acidentes aos pedestres. Veja imagens de alguns desses serviços:

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Reforma de galerias 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Galeria com estrutura danificada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atuação da equipe de galerias na manutenção e reforma da estrutura























 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



Galeria reformada e desobstruída

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Tampão do poço de visita danificado, causando acúmulo de resíduos e vazamentos


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Atuação da equipe de galerias na manutenção e reforma da estrutura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Alinhamento de guias e sarjetas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Guias e sarjetas reformadas