88 anos de Vila Maria, Parabéns!

Bairro que começou com um desenvolvimento acanhado está tornando-se um ponto forte na cidade de São Paulo.

Em seu início Vila Maria mal possuía acesso, para chegar ao bairro era necessário atravessar o Rio Tietê a barco. Somente no final da década de 1910 uma ponte foi construída, ligando o bairro à Rua Catumbi. Logo em seguida os postes para fornecer luz elétrica aos seus moradores também foram instalados.

No mesmo período Vila Maria ganhou um posto Policial que se situava na esquina da principal Avenida, conhecida hoje como Guilherme Cotching, com a Rua Alcântara.

Os nomes das ruas de nosso bairro também ajudam a contar sua história. Dr. Rafael de Abreu Sampaio Vidal, Dr. Eduardo da Fonseca Cotching, Dr. Antonio Leme da Fonseca, Manuel Dias da Silva e Dr. Alberto Byington foram os principais componentes da Companhia Paulista de Terrenos S.A . Ela foi fundada no início do ano de 1917, com a finalidade de adquirir parte das terras do sitio Bela Vista (propriedade de ST. Manoel Dias da Silva) para lotear e vender e assim tornar o bairro de Vila Maria uma cidade dentro da cidade.

Outra figura ilustre que precisamos citar para contar a história deste bairro é Jânio da Silva Quadros. Em 1954, quando Prefeito da cidade de São Paulo, Vila Maria ganhou uma ponte nova, desta vez de concreto, asfalto nas principais ruas, escolas municipais e entrou em funcionamento a Biblioteca Municipal.

Ao tornar-se Governador do Estado, foi Vila Maria em todo o colégio eleitoral do Estado de São Paulo que deu o maior número de votos ao candidato. Em reconhecimento e gratidão pelo povo Vilamariense, Jânio Quadros instalou um Posto de Saúde na Avenida Guilherme Cotching.

Atualmente a Vila Maria possui 25,51% de seus terrenos ocupados por residências e 40,11% terrenos ocupados pela área comercial.

O comércio encontra-se em constante crescimento, principalmente em virtude de sua parte baixa ser localizada próxima à Rodovia Presidente Dutra, a margem da qual os comércios, indústrias e prestações de serviços de grande porte estão instalados.

Também é possível encontrar na Vila Maria Baixa um Centro Universitário, a Uninove, que traz bastante movimento à região, além de suas escolas municipais, estaduais e particulares.

Quanto à área verde, na parte alta do bairro, encontra-se o Centro Educacional e Esportivo Thomaz Mazzoni, Parque Oyeno e Praça Presidente Jânio Quadros.

Porém apesar do Bairro de Vila Maria ainda possuir inúmeros problemas, como a carência de equipamentos na área da Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Recreação, não podemos deixar de reconhecer que o bairro passa por constantes transformações, e contando com o apoio dos administradores públicos o crescimento deve continuar.