Nova vida para o Parque do Trote

A Zona Norte acaba de ganhar um parque: a área de posse da Sociedade Paulista do Trote acaba de se tornar municipal. O anúncio foi feito pelo subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme durante reunião no dia 10 de março, na sede da Subprefeitura.

 

 

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre empresários da região, entidades do bairro e a comunidade para discutir quais os rumos para a na área do Trote. O secretário do Verde e Meio Ambiente também esteve presente e afirmou que pretende unir a sociedade para cuidar do Parque. “Nossa idéia e montar uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil e Interesses Públicos) para administrar a área. Já tivemos experiência com os outros sete parques municipais e deu certo”, afirma.

 

 

Segundo o subprefeito, além de uma grande área verde, a população vai ganhar muitas melhorias para o bairro. “Nossa equipe técnica avaliou quais são as prioridades do bairro, de acordo com o Plano Diretor, e constatamos que o parque é uma das seis obras importantes para a Vila Maria. A conclusão das alças de acesso da Fernão Dias, a segunda fase do Terminal de Cargas, a reurbanização da Chácara Bela Vista, a revitalização da Avenida Julio Buono, o Terminal Intermodal de Transporte Urbano e a canalização dos córregos Maria Paula e Paciência, fazem parte de um conjunto de ações que vão trazer mais qualidade de vida e estímulo econômico para toda a região”, avalia.

 

 

De acordo com o secretário, a manutenção para o Parque do Trote será de cerca de 120 mil reais ao mês e a recuperação total da área deve chegar aos 3 milhões de reais. Ao todo são quase 200 mil metros quadrados a serem incorporados pela Prefeitura.

 

História

 

A Sociedade Paulista do Trote foi fundada em 1944. O local era utilizado para as corridas de trote e festas como bailes e casamentos.

 

 

A ação de desapropriação da área começou na gestão do ex-prefeito Jânio Quadros. No entanto, somente em 2005 houve a homologação do acordo entre a Sociedade Paulista do Trote e a Prefeitura para regularizar definitivamente a situação da área e viabilizar a implantação de um parque público.

 

 

Informações Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme Assessoria de Comunicação Social Ana Paula Quarentani (11) 6967-8073