GE Lagoinha da Vila Maria é o campeão do futebol nos Jogos da Cidade

A decisão do futebol no domingo, 09/10, no Estádio do Pacaembu, marcou o encerramento das competições dos Jogos da Cidade que foram realizados desde o dia 1º de maio. Para chegar a fase final no futebol, as 248 equipes inscritas, representando a sua subprefeitura, cumpriram a etapa Regional. A fase municipal reuniu os melhores times por região e ao todo foram 12 rodadas para a definição das duas melhores equipes do futebol amador da cidade.

 

O Conexão 29 (Cidade Tiradentes) conquistou o direito de chegar à final ao derrotar por 2x0 o AE Santa Amélia, na semifinal realizada no dia 24 de setembro, no campo do CERET. Com uma vitória pelo placar de 5X2 em cima do Nóis na Fita FC o GE Lagoinha (Vila Maria) chegou à final dos Jogos da Cidade.

 

O jogo foi equilibrado e o nervosismo visível entre os jogadores das duas equipes. Além de disputar uma final, jogar no gramado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho mexeu com os nervos dos atletas. Pouco acostumados com um campo de medidas oficias, gritavam o tempo todo para achar os companheiros melhor posicionados antes de fazer o passe.

 

Ainda no primeiro tempo o centroavante do Lagoinha veio pelo meio, na entrada da grande área passou por trás do zagueiro do Conexão, quando então recebeu por cima um ótimo passe de Chaves. Tininha – camisa 09 - tirou o goleiro da jogada e chutou com precisão fazendo o primeiro gol da partida aos 21 minutos.

 

De pé, em frente ao alambrado, o funileiro Antonio Pereira era um dos cerca de 4 mil torcedores que assistiram a final: “Eu sou corintiano, mas hoje estou aqui pra torcer pelo time da Vila”, comentava, orgulhoso, Pereira, que é vizinho de um dos reservas do Lagoinha.

 

Não houve expulsões, mas a arbitragem distribuiu três cartões amarelos para cada equipe. No segundo tempo o jogo foi mais truncado no meio de campo com poucas jogadas de emoção. O cansaço tomou conta dos dois times que jogaram sob o forte sol do meio dia. Ao final, o placar de 1 x 0 deu o título ao GE Lagoinha da Vila Maria.


O técnico campeão Edson Fumaça, que há quatro anos treina o time do Lagoinha, acreditou que chegaria à final e apontou que a conquista da vitória é o reconhecimento de um trabalho que há bastante tempo é desenvolvido pela GRCS Escola de Samba Unidos de Vila Maria, que abriga o time do Lagoinha e tem um histórico de 32 anos no futebol de várzea de São Paulo.

 

O camisa 9 Tininha, autor do único gol da partida que deu o título ao time da Vila Maria, era o jogador mais festejado pelo seus companheiros. Ele tem 25 anos, joga há dois pelo Lagoinha, está desempregado e curiosamente não é da Vila Maria. ”Moro na zona Leste, em Itaquera, mas tenho muita amizade com o pessoal do Unidos da V. Maria”, disse. Sobre o título emendou: “é muito legal essa festa toda, nem sei o que falar, agora é sair pra comemorar”.