O mundo contra a Tuberculose

 

De 20 a 24 de março acontece a Semana Mundial de Controle de Tuberculose. A Supervisão em Vigilância e Saúde da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme realizará ações educativas em relação à prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da doença.
 
A equipe ficará nas principais praças da região para orientar a população. As pessoas que necessitarem da coleta de escarro serão encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde mais próximas.
 
Quando não tratada, a tuberculose mata. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 30 milhões de pessoas no mundo morrerão da doença nos próximos dez anos. Para o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Antônio Perosa, é extremamente importante que o indivíduo descubra o problema no início. “Mais de 6 mil brasileiros morrem ao ano por causa da tuberculose. Ao detectar a doença no começo e fazendo o tratamento correto, zera as chances de morte”, disse.
 
O tratamento é longo – seis meses – e deve ser diário. A pessoa tem de ir a UBS para tomar a medicação. A Secretaria de Saúde concede alguns incentivos para que o doente não desista: passes de ônibus, lanche após a tomada do remédio e uma cesta básica ao mês. Segundo o subprefeito Perosa é necessário que a pessoa realize o tratamento completo. “Quando o doente pára no meio a tuberculose volta a atacar e mais resistente ao antibiótico convencional. Daí a pessoa tem de tomar o remédio por muito mais tempo”, afirma.
 
A seguir a programação da Semana Mundial de Controle da Tuberculose
 

 

Data

 
Horário
Local
Endereço
21/03
9h às 13h
Praça Oscar da Silva
Rua Maria Cândida – Vila Guilherme
22/03
9h às 13h
Praça Santo Eduardo
Av Guilherme Cotching – Vila Maria
24/03
9h às 13h
Praça Ângelo Conti
Av Milton da Rocha – Vila Medeiros

 
Sobre a Tuberculose
 
Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Os sintomas da doença são: tosse crônica (ogrande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias); febre; suor noturno (que chega a molhar o lençol); dor no tórax; perda de peso lenta e progressiva; quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).