Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme é pura arte

 

A partir deste mês de maio acontece o projeto “Arte da Vila” um espaço público que pretende levar mensalmente arte e cultura para todos os moradores do bairro, gratuitamente.
 
A primeira mostra começa nesta sexta-feira, dia 28 de abril e vai até o dia 12 de maio, com a exposição de quadros do artista plástico Marcos Santana dos Santos. Adolescente de 17 anos e ex-interno da FEBEM (Fundação de Bem Estar ao Menor), que participa da CROPH (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana), entidade de atividades sócio-cultural e pedagógicas para inserção do menor em Liberdade Assistida no contexto social e profissional.
 
Além dos quadros de Santana, a CROPH vai demonstrar obras de outros artistas, também ex-internos da Fundação. No total serão quase 20 pinturas em óleo sobre tela e desenhos a lápis que serão expostos no salão de entrada da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme.
 
A obra de Marcos Santana dos Santos retratam a fase típica da adolescência: a criança que está se tornando um adulto. Dois quadros mostram tipicamente este contexto, como o “Rei Leão” e a silhueta de uma mulher.
 
Para o subprefeito Antônio Perosa, ao abrir um espaço público para demonstração cultural “estamos valorizando os artistas e dando oportunidade para que todas as pessoas conheçam um pouco mais de nossa região”.
 
A exposição é aberta ao público das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
 
Sobre o artista
 
A CROPH – Coordenadoria Regional das Obras de Promoção Humana – atende adolescentes em Liberdade Assistida e procura reintegrá-los novamente na sociedade com Oficinas Pedagógicas e atividades complementares, como auto-estima, saúde, direitos humanos, orientação profissional, futsal e cultura.
 
Os cursos de artes plásticas são ministrados pelo Atelier de Artes Fernando Barbosa. Lá o adolescente realiza cursos profissionalizantes de desenho e pintura e discute cidadania com o professor Fernando Barbosa. “Eu converso com eles sobre os assuntos do cotidiano e tento inserir noções de cidadania. O Marcos chegou aqui bem rebelde e a pintura o transformou em um garoto mais calmo e educado”, disse o artista plástico.
 
O menor Marcos Santana dos Santos é um adolescente de 17 anos, que cursa a 5° série do ensino fundamental. Ele freqüenta a CROPH desde março de 2005. Na exposição “Da Alma escondida de um adolescente” ele demonstra a experiência de Liberdade, imagens próprias da adolescência e particulares do artista.
 
A curadoria da obra é de Gilson Reis e Fernando Barbosa.