Cemitérios municipais receberam aproximadamente 1 milhão de visitantes durante o feriado de Finados

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) organizou uma força tarefa chamada “OPERAÇÃO FINADOS”, para receber os milhares de munícipes que visitaram os 22 cemitérios municipais, 118 salas de velório e crematório, no último feriado de Finados, 02 de novembro.

Com a pandemia da Covid-19, estimava-se a visita de aproximadamente 1,5 milhões de pessoas nos cemitérios municipais, porém, devido ao frio e à instabilidade do tempo, no último balanço realizado pelo SFMSP às 15h, registrou-se que cerca de 1 milhão de pessoas circularam pelas necrópoles, desde o fim de semana. Assim, cerca de mil funcionários da Autarquia, devidamente uniformizados, estiveram de plantão nos cemitérios para orientar os visitantes, que também puderam obter informações pelo telefone 156 ou nas centrais de atendimento do SFMSP pelo telefone (11) 3396-3800. Nas necrópoles, também foram instalados banheiros químicos, inclusive com atendimento dentro dos padrões de acessibilidade.

Nos últimos meses, o SFMSP implementou diversas ações para garantir a melhoria, segurança e revitalização dos espaços cemiteriais, para melhor atendimento ao público.

Funcionamento dos cemitérios
Os cemitérios estiveram abertos em horário normal, das 7h às 18h. Além disso, em todas as unidades foram realizadas manifestações religiosas de diversas religiões para que todos se sentissem acolhidos.

Em todas as unidades foram entregues folhetos informativos sobre os cemitérios e os serviços realizados pela Autarquia.

Confira o endereço e telefone dos 22 cemitérios e o Crematório:

Segurança
No dia de Finados, as ações de segurança contaram com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PM Civil) e Guarda Civil Metropolitana (GCM), que garantiram tranqüilidade aos visitantes.

Trânsito
Para auxiliar no tráfego, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitorou o trânsito nas imediações dos principais cemitérios de São Paulo. A CET agiu na montagem de bloqueio, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e operacionalização às particularidades de cada cemitério em diversas regiões da capital.

Transporte
A SPTrans também fez uma operação especial para facilitar o acesso dos usuários aos cemitérios da Capital. Diversas linhas contaram com placas no para-brisa indicando os cemitérios que passam próximo, para melhor localização dos usuários.

Água
A Sabesp disponibilizou caminhões pipa para os cemitérios com maior fluxo de visitantes no feriado para o atendimento dos visitantes.

Concessões
Durante o feriado, os concessionários de terrenos (concessionários de túmulos) contaram com os servidores responsáveis pelo Setor de Concessão para que atualizassem seus endereços nas administrações dos cemitérios.

Subprefeituras
As subprefeituras mantiveram equipes de prontidão para a execução das limpezas no entorno dos cemitérios antes, durante e após a “Operação Finados”.

Combate ao trabalho infantil
O SFMSP reforçou, junto dos visitantes, a importância do combate ao trabalho infantil, uma vez que, por todo o Brasil, crianças e adolescentes vão aos cemitérios nos dias mais movimentados para oferecer serviços de limpeza das lápides, venda de flores e velas.
Caso identificada a ação irregular foi denunciada via portal 156, no disque denúncia 100 ou na administração da necrópole.