Inovação nos sepultamentos e proteção para o meio ambiente

Na capital já existem dois columbários municipais disponíveis para sepultamento

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Serviço Funerário do Município de São Paulo em parceria a empresa Evolution Tecnologia Funerária, implantou durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19 um cemitério vertical ecológico na Vila Alpina – Necrópole São Pedro.

Devido à pandemia do novo Coronavírus a agilidade nos sepultamentos se tornou extremamente necessária, com isso, a facilidade em poder sepultar cerca de seis pessoas, acelerou o processo de implantação do cemitério vertical ecológico que já estava em estudo há algum tempo.

Conhecido também como columbário, após aprovação, sua obra foi finalizada em 2020. Com 1000 (mil) gavetas de 2,5 metros de profundidade, 0,60 de altura e 1 metro de largura, sua matéria prima são fibra de vidro com resina de garrafas pet. Posicionados verticalmente, formando seis andares, com uma estrutura externa de, aproximadamente, quatro metros de altura e cinqüenta e cinco metros de comprimento, formando assim um bloco, com estrutura metálica e placas de granito ecológico, da qual sua composição é de resina de garrafa pet, bagaço de cana de açúcar carbonato de cálcio, fibra de coco verde e fibra de vidro.

Além da agilidade para o sepultamento, a exumação neste local é feita após cinco anos e sua estrutura sustentável, com sistema de filtragem do ar, causa menos impacto ao meio ambiente. Já a manutenção é realizada pela Evolution Tecnologia Funerária com monitoramento remoto 24 horas por dia, por sistema computadorizado.

Mesmo com o controle da pandemia, o serviço passou a ser oferecido como mais uma opção nas contratações de nossos serviços. Atualmente o columbário ecológico do cemitério São Pedro possui, aproximadamente, 650 gavetas ocupadas.