73 anos de história da Necrópole Vila Formosa

A maior necrópole da América Latina completou 73 anos na última sexta-feira (20)

O cemitério da Vila Formosa, localizado na zona leste da cidade de São Paulo, completou 73 anos na última sexta-feira,  20 de maio. Dividido entre duas áreas, Vila Formosa I e II, são 763 mil metros de extensão se tornando o maior cemitério da América Latina e o 4° maior espaço verde da capital, perdendo apenas para os parques Ibirapuera, Anhanguera e parque do Carmo.

Desde sua inauguração, em 1949, estima-se que foram realizados mais de 1,5 milhões de sepultamentos, sendo dividido em sua maioria para a população mais humilde da sociedade. Para o funcionamento da demanda programada são 125 funcionários na ativa diariamente.

Pandemia do Novo Coronavírus

Durante a pandemia da Covid-19, a necrópole Vila Formosa foi um dos espaços que mais recebeu sepultamento em decorrência do vírus, no auge da calamidade pública, eram abertas, aproximadamente, cem covas por dia. Em consequência, no mês de abril, foi publicado no Diário Oficial da cidade de São Paulo o decreto aumento as horas de funcionamento para sepultamentos, antes das 18h para 22h; o processo foi válido para as unidades da Vila Formosa, São Luiz, Vila Nova Cachoeirinha e São Pedro.

Santa Popular do Cemitério

No pico da violência dos anos 80, na zona leste de São Paulo, Débora Campo de Oliveira, de apenas cinco anos, foi morta por uma vizinha. O motivo do crime foi justificado como ciúmes da vizinha entre a relação de seu marido com a criança. Em janeiro de 1983, ela foi sepultada em uma das quadras da necrópole Vila Formosa.

Desde então, seu jazigo é um dos destaques do local. Segundo crenças dos moradores da região, a “Menina Débora”, como é conhecida, ganhou o status de milagreira. Seu espaço sempre está decorado com brinquedos e doces. Devido a grande procura pela sepultura a administração reservou a área apenas para o túmulo da menina.

Famosos sepultados na unidade

Por ser um espaço destinado à camada humilde da capital, não é comum o jazigos de personalidades. Entretanto, o cantor e compositor de funk ostentação, MC Daleste, foi sepultado no Vila Formosa. Daniel Pedreira faleceu vítima de dois disparos de arma de fogo durante show na cidade de Campinas, em 06 de julho de 2013. Na época, sua morte teve repercussão em veículos internacionais como: Billboard, The Huffington Post, LA Times, Revista Rolling Stone e NY Daily News.