Cemitérios se preparam para receber cerca de 100 mil visitantes no Dia de Finados

Trânsito será monitorado nas imediações das necrópoles, das 6h às 18h. Unidades funcionarão das 7h às 18h

 A Prefeitura de São Paulo, por meio do Serviço Funerário e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já se preparou para a movimentação de cerca de 100 mil pessoas que visitarão os 22 cemitérios municipais na próxima terça-feira (2), Dia de Finados. O público deverá seguir os protocolos em prevenção à Covid-19, a fim de proteger a saúde dos visitantes e evitar aglomerações. Haverá medição de temperatura nas entradas das unidades, máscaras e álcool em gel serão disponibilizados em pontos estratégicos.

A CET vai monitorar o trânsito nas imediações dos cemitérios da cidade de São Paulo no Dia de Finados, das 6h às 18h. Na celebração da data em 2020, quase 84 mil pessoas visitaram os 22 cemitérios municipais e a expectativa é de que neste ano cerca de 100 mil pessoas estarão prestarão homenagens aos entes falecidos. As unidades funcionarão das 7h às 18h.

Para evitar filas nos atendimentos e portões de entrada dos cemitérios, o número de funcionários será reforçado com o apoio das equipes que atuam na área administrativa do serviço funerário.

Cerimônias
Confira os horários das cerimônias religiosas que serão celebradas em alguns cemitérios municipais:

Cemitério São Paulo: duas cerimônias, às 9h e às 15h
Cemitério Santo Amaro: quatro cerimônias, às 8h, 10h, 12h e 14h
Cemitério São Luiz: ato ecumênico às 10h
Cemitério da Penha: cinco cerimônias, às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h
Cemitério de Santana: quatro cerimônias, às 8h, 10h, 12h e 15h
Cemitério do Campo Grande: uma cerimônia às 15h
Cemitério Dom Bosco: duas cerimônias, às 10h e às 15h
Cemitério Vila Nova Cachoeirinha: três cerimônias, às 8h, 10h e 15h
Cemitério Freguesia do Ó: uma cerimônia às 11h.
Cemitério da Vila Mariana: uma cerimônia às 10h
Cemitério da Lapa: cinco cerimônias, às 8h, 10h, 12h, 15h e 16h30
Cemitério de Tremembé: duas cerimônias, às 10h e às 15h
Cemitério de Itaquera: quatro cerimônia, às 7h30, 10h30, 14h e 16h

Os procedimentos adotados para a realização de velórios no período da pandemia continuam valendo e podem ser consultados nos links abaixo:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/?p=296661
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/servico_funerario/index.php?p=317815

Consulte abaixo os endereços do crematório e cemitérios municipais:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/servico_funerario/enderecos/index.php?p=3572

 

Monitoramento do trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego vai monitorar o trânsito nas imediações dos cemitérios das 6h às 18h. A CET fará a montagem de bloqueios, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e mudanças voltadas a melhorar as condições de segurança viária, respeitando as características do entorno de cada cemitério, nas diversas regiões da cidade.

Nas proximidades dos cemitérios, serão colocados cavaletes e cones, faixas de pano com informações de orientação do trânsito, além de canalizações de vagas próximas aos portões de entrada para proporcionar maior fluidez ao tráfego de veículos e segurança na travessia e circulação dos pedestres.

 

Alterações no Sistema Viário

Região Central
Cemitérios da Consolação: A Engenharia de Campo da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências de forma ágil.

Zona Norte
Cemitério Vila Nova Cachoeirinha: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências com agilidade. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento para o estacionamento de veículos:

Agentes de trânsito estarão nos seguintes cruzamentos: Avenida João Marcelino Branco X Avenida Imirim, Rua João Marcelino X Avenida Deputado Emilio Carlos e acesso e saída do cemitério Vila Nova Cachoeirinha;
Será implantado sentido único e circulação na Avenida João Marcelino Branco, em toda sua extensão, no sentido da Avenida Deputado Emilio Carlos para a Avenida Imirim;
Como alternativa, os motoristas poderão utilizar a Avenida Imirim, sentido bairro, Largo do Japonês, Avenida Deputado Emilio Carlos, Avenida João Marcelino Branco.

Cemitério Santana (Chora Menino): A CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências rapidamente. Também haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos. Agentes de trânsito estarão posicionados nos cruzamentos da Avenida Imirim, junto ao portão principal, com a Rua Nova dos Portugueses, junto ao estacionamento.

Cemitérios do Tremembé, Horto Florestal, Parque da Cantareira e Parque dos Pinheiros: Serão ativadas rotas operacionais no entorno dos cemitérios para remoção de quaisquer interferências. Será ativado ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos.

Cemitério da Freguesia do Ó: Rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres no cruzamento da Avenida Itaberaba X Rua Javoraú, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos.

 

Zona Leste
Cemitério São Pedro: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências de forma breve. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos.

Cemitério Vila Formosa I e II: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno dos cemitérios para remoção de quaisquer interferências rapidamente. Um ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos será ativado. Serão montadas canalizações no acesso ao cemitério pela Av. João XXIII, 2537, e na Av. 19 de Janeiro x R. Cel. Amaro Sobrinho para ordenação do fluxo de usuários e operacionalização na travessia de pedestres.

Cemitério da Quarta Parada: A CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências. Será feita ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos.

Cemitérios da Saudade, da Penha, Lajeado, de Itaquera e do Carmo: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno dos cemitérios para remoção de quaisquer interferências, com brevidade. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos.

 

Zona Sul
Cemitério Gethsemani Morumbi: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências rapidamente. Será feita ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos. Haverá canalização para reserva de vagas na praça em frente à entrada do cemitério, que serão monitoradas por técnicos de trânsito, a fim de minimizar o conflito entre os veículos que desejam acessar o local, bem como orientar a sua saída para a região.

Cemitério Congonhas: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências com agilidade. Um ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos será ativado. Haverá pontos operacionais pela Rua Ministro Álvaro de Souza Lima e Rua Dom Aguirre com Avenida Doutor Melo Silva.

Cemitério Santo Amaro: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências com rapidez. Será feita ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos. Será implantado sentido único na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, entre a Rua Carlos Gomes e a Rua José de Anchieta, estacionamento à 45º na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, no trecho de mão única, bem como serão efetuados reserva de vagas com cavaletes junto aos pontos de ônibus e nos portões para facilitar o acesso dos usuários. Também haverá agentes em ponto fixo na Rua Carlos Gomes.

Cemitério Jardim São Luiz: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências com agilidade. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos. Operacionalização dos cruzamentos: Rua Antônio de Sena X Rua Luís Antônio Verney e Rua Antônio Ramos Rosa X Rua Antônio de Sena.

Cemitério Campo Grande e Parque dos Girassóis: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais pelo entorno dos cemitérios para remoção de quaisquer interferências com rapidez, a fim de garantir condições favoráveis de segurança e fluidez no trânsito.

Cemitério Memorial Parque das Cerejeiras: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos. Será realizada operação nos cruzamentos da Estrada do M'Boi Mirim com Rua Isabel de Oliveira. Também haverá montagem de canalização e reservas de vagas com cavaletes, ao longo das Ruas Isabel de Oliveira e dos Pinheiros.

Cemitérios Israelita Butantã, Israelita Vila Mariana, da Paz, Vila Mariana, Parelheiros, Morumbi: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rota operacional pelo entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências, a fim de garantir condições favoráveis de segurança e fluidez no trânsito.

 

Zona Oeste
Cemitérios Araçá, Redentor, Santíssimo Sacramento: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências. Será feita ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos.

Cemitério São Paulo: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos, a fim de garantir condições segurança e fluidez no trânsito; Pontos operacionais nos seguintes locais: Rua Henrique Schaumann X Rua Cardeal Arcoverde; Na Rua Cardeal Arcoverde no acesso de entrada e saída do cemitério.

Cemitério da Lapa: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais no entorno do cemitério para remoção de quaisquer interferências. Haverá ativação de ponto fixo em apoio à travessia de pedestres, orientação e monitoramento quanto ao estacionamento de veículos. Haverá operação no cruzamento da Rua Bérgson x Praça Maria Augusta Tomás.

Cemitérios Dom Bosco, Gethsemani Anhanguera, Jaraguá: A Engenharia de Tráfego da CET vai ativar rotas operacionais pelo entorno dos cemitérios para remoção de quaisquer interferências a fim de garantir condições favoráveis de segurança e fluidez no trânsito.

 

Localização:

Cemitério Vila Nova Cachoeirinha - Av. João Marcelino Branco;
Cemitério de Santana ("Chora Menino") - R. Nova dos Portugueses;
Cemitério do Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 2930
Cemitério do Horto Florestal - R. Luís Nunes, 111
Cemitério Pq. Cantareira - R. Roberto Bandin, 5005
Cemitério Pq. Dos Pinheiros - R. Ushikichi Kamya, 71
Cemitério da Lapa - Rua Bérgson, 347;
Cemitério da Freguesia do Ó - Av. Itaberaba, 250;
Cemitério Dom Bosco - Estrada do Pinheirinho / Rua Ernesto Diogo de Faria, 860;
Cemitério Gethsemani Anhanguera - Rua Tupiniquins, km 23,4 da Rodovia Anhanguera;
Cemitério Parque Jaraguá - Rua Tupiniquins, km 23,4 da Rodovia Anhanguera;
Cemitérios Vila Formosa I e II - Av. Flor da Vila Formosa;
Cemitério de Itaquera - R. Serra de São Domingos, 1597;
Cemitério da Quarta Parada - R. David Zeiger;
Cemitério São Pedro - Av. Francisco Falconi;
Cemitério da Vila Mariana - Av. Lacerda Franco, 2012;
Cemitério Israelita de Vila Mariana - Av. Lacerda Franco, 2080;
Cemitério de Congonhas - R. Álvaro de Souza Lima, 101;
Cemitério do Campo Grande - Av. Nossa Senhora de Sabará;
Cemitério do Parque dos Girassóis - Av. Sadamu Inoue, 6061;
Cemitério de Parelheiros - R. Amaro Pontes, 237;
Cemitério Santo Amaro - R. Ministro Roberto Cardoso Alves, 186;
Cemitério do Morumbi - R. Deputado Laércio Corte, 468;
Cemitério São Luiz - Rua Antonio de Sena, 82;
Cemitério das Cerejeiras - Av. Parque das Cerejeiras, 300;
Cemitério da Saudade - Av. Pires do Rio, 1500;
Cemitério do Lajeado - Estr. Lajeado Velho,1490;
Cemitério do Carmo - R. Prof. Hasegawa, 776;
Cemitério da Penha -Av. Amador B. da Veiga, 333;
Cemitério da Paz - Rua Luís Migliano, 644;
Cemitério da Gethsemani - Praça da Ressurreição, 01;
Cemitério São Paulo - R. Henrique Schaumann x R. Cardeal Arcoverde;
Cemitério do Araçá - Av. Dr. Arnaldo, 666;
Cemitério Santíssimo Sacramento - Avenida Dr. Arnaldo, 1200;
Cemitério Consolação - R. da Consolação, 1660;
Cemitério Redentor - Av. Dr. Arnaldo, 1105;
Cemitério Israelita Butantã - Av. Heitor Antonio Eiras Garcia n° 5530;