Cemitério Vertical

O cemitério vertical é ecologicamente correto

O cemitério vertical já era um projeto da gestão do Serviço Funerário e neste momento da pandemia ele foi atencipado para ajudar a autarquia a atender melhor os munícipes. Além de esteticamente mais bonito, ele é totalmente ecologicamente correto, pois é composto por uma base metálica com compartimentos, nos quais são inseridos os lóculos que são fabricados em fibras de vidro e resina a base de garrafa pet reciclada - para cada lóculo são usadas 176 garrafas pet.

Os dutos, que são interligados, fornecem oxigênio para o lóculo e retira os gases gerados no momento da decomposição. Esses gases são enviados para a estação de tratamento de efluentes de necrópole, onde são tratados de forma adequados para serem liberados na atmosfera. Todo esse processo ajudará no momento da exumação, pois será possível saber como está a decomposição do corpo. A exumação que hoje é feita após três anos do sepultamento, com essa tecnologia, poderá ser feita após dois. Tudo isso em um ambiente seguro e isolado e que poderá ser acompanhado pelo familiar, sem nenhum tipo de contaminação para o funcionário e a família. 

O sistema promove a troca gasosa em todos os lóculos de forma que a decomposição do corpo aconteça de forma adequada assim como os efluentes gasosos, que são gerados durante esse processo de decomposição. Além conta com o sistema que impedi o vazamento desses gases e líquidos, decorrentes da deterioração do corpo. Toda essa tecnologia única é criada pela empresa brasileira Evolution.
 
Toda a estrutura externa do cemitério é feita com eco granito, que tem como matéria base a fibra do coco, garrafa pet reciclável e bagaço de cana de açúcar. Tanto as gavetas, onde vão os corpos, e o revestimento de eco granito são certificados com selo verde de ecoprodutos, porque são usados matérias primas de fontes renováveis. 
As gavetas com a tecnologia eco no-Leak, onde serão acomodadas a urna, permite que a decomposição do corpo aconteça de forma natural e seugura, em um ambiente controlado, através do sistema estanque que controla a temperatura, a umidade e a pressão.
 
Na primeira quinzena de maio serão entregues o primeiro bloco com 338 gavetas operantes, a obra finalizada deve ser entregue em até 90 dias. Ao todo serão 1 mil gavetas instaladas que irão compor o cemitério vertical no cemitério São Pedro.
 
A obra faz parte do Plano de Contingenciamento Funerário adotado pela Prefeitura.