PREFEITURA DE SÃO PAULO

Por que visitar um cemitério?

Você sabia que muitos cemitérios são museus a céu aberto? Conheça alguns cemitérios paulistanos onde estão localizadas diversas obras de arte.

29/06/2021 10h20

 Engana-se quem pensa que obras de arte estão localizadas apenas em museus renomados. Um costume muito popular mundo afora tem tomado conta de paulistanos e turistas: o de visitar cemitérios.

Sim, é um costume muito comum visitar necrópoles onde pessoas importantes para a história e se isso te interessa seu passeio inusitado pode começar pelo cemitério da Consolação, localizado na Rua da Consolação, 1660.
Começando por seu portão principal que foi projetado por Ramos de Azevedo, notório arquiteto brasileiro, que também foi sepultado no local, o cemitério da Consolação abriga nomes importantes que participaram da Semana de Arte Moderna de São Paulo, como a pintora Tarsila do Amaral, famosa por sua obra Abaporu, os escritores Mario de Andrade e Oswaldo de Andrade, e o escritor de “Sítio Do Picapau Amarelo”, Monteiro Lobato.

No local também está o mausoléu da Família Matazzo, sendo ele o maior da America latina. O ornamento tem o tamanho de um prédio de três andares. O mausoléu considerado uma obra de arte foi projetado em bronze pelo italiano Luigi Brizzolara.

 

O Cemitério da Consolação, fundado em 15 de agosto de 1858, é o mais antigo de São Paulo, e abriga cerca de 300 esculturas e trabalhos de artistas importantes.
O Cemitério do Araçá, segundo mais antigo de São Paulo, fundado em 04 de julho de 1887, abriga túmulos de nomes importantes da história brasileira, como o do jornalista Assis Chateaubriand, nome importante para a história da televisão brasileira, o aviador italiano Giulio Piccolo, entre outros.
Outro cemitério que pode entrar na rota do passeio é o São Paulo, localizado na Rua Cardeal Arcoverde, 1250. Lá também tem obras de Victor Brechert, Nicolla Rollo, Alfredo Oliani.
Esses cemitérios chamam a atenção não só dos apreciadores de arte, como também de fotógrafos e estudantes de arquitetura.