Serviço Funerário promove palestras de apoio à saúde mental para funcionários na linha de frente da pandemia

Palestras acontecem toda quinta-feira

 O novo coronavírus mudou completamente a vida das pessoas, principalmente daqueles que trabalham na linha de frente nessa pandemia, o que inclui não apenas os profissionais da saúde, mas também sepultadores, veloristas e motoristas do Serviço Funerário do Município de São Paulo.



Por conta do trabalho, que muitas vezes mexe com a saúde mental dos funcionários, foi criado, em julho de 2020, o Serviço de Apoio À Saúde Mental dos Trabalhadores do Serviço Funerário, uma proposta construída pela Secretaria Municipal da Saúde por meio da Escola Municipal de Saúde, junto com a 8ª COREME e o SFMSP.

No serviço, são realizados encontros semanais com a participação de oito servidores, a cada semana, coordenados por duas psicólogas supervisoras do Programa de Residência em Psiquiatria em Rede da 8ª CORME e dois médicos residentes. As palestras acontecem às quintas-feiras, das 9h ao 12h, quando são discutidas questões relacionadas à saúde mental do trabalhador, assuntos relacionados à pandemia e demais questionamentos que surjam ao longo dos encontros.

Mais de 175 servidores já foram atendidos e a expectativa é que mais funcionários participem das palestras que estão em constante desenvolvimento e ainda podem sofrer alterações.



No ano passado, os funcionários ainda estavam em fase de diagnóstico, ou seja, os profissionais ainda estavam conhecendo o perfil de cada servidor, escutando demandas e analisando para prosseguirem com ações adequadas a cada necessidade. Já neste início de 2021 os diagnósticos são mais precisos e, agora, estão sendo encaminhados para as especialidades diretas, como psicólogos e psiquiatras, caso necessário.