Serviço Funerário adota medidas para evitar a proliferação do coronavirus

Houve alteração dos atendimentos presenciais na sede, administrações e agências funerárias, o acesso às salas de velório, as cerimônias de despedidas, no crematório Dr. Jayme Augusto Lopes e as visitas guiadas, técnicas e acadêmicas

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), informa que, atendendo ao Decreto Municipal nº 59.283, de 16 de março de 2020, que estabeleceu situação de emergência na cidade de São Paulo, os atendimentos presenciais na sede e administrações, serão feitos das 10h às 15h. O acesso às salas de velório está limitado a até 10 pessoas e limitado a 1h de duração. As cerimônias de despedidas, no crematório Dr. Jayme Augusto Lopes, acontecem por até 10 minutos, com a presença de no máximo 10 pessoas. As visitas guiadas, técnicas e acadêmicas que acontecem nas necrópoles municipais estão suspensas por tempo indeterminado.

Vale ressaltar que os funcionários da empresa terceirizada de limpeza já foram instruídos a fazer o serviço constante nos banheiros e a reposição para a higienização dos frequentadores dos banheiros das necrópoles municipais. Já os funcionários que prestam serviços diretamente ao público usarão luvas, máscaras e álcool em gel para se protegerem e o atendimento continuar sendo feito de forma segura.

Os sepultadores seguem os protocolos para o manejo dos corpos de vítimas de COVID-19, que são definidos pelo Ministério da Saúde e similares aos adotadas em casos de H1N1. Os profissionais envolvidos utilizam EPIs, como: óculos, luvas e uma roupa apropriada para manejo dos corpos. O caixão, em casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, serão lacrados e velados em salas específicas.

As medidas visam a diminuir a proliferação do coronavírus (COVID-19). Levando em consideração que os cemitérios são lugares de aglomeração de pessoas e propícios à propagação do vírus, o SFMSP está tomando as atitudes necessárias para zelar pela saúde e proteção dos munícipes e servidores.