Cemitério Vila Carmosina completa 89 anos

Conhecido também como Cemitério de Itaquera foi fundado em 1929

Localizado na Zona Leste de São Paulo, na Rua Serra de São Domingos, 1597, o Cemitério Vila Carmosina, foi inaugurado mais precisamente em 19/09/1929, funciona 24 horas com 04 salas para velório e só no primeiro semestre deste ano de 2018 realizou 516 sepultamentos.


Mais conhecido como Cemitério de Itaquera pela comunidade, tem até o momento mais de 50 mil sepultamentos, entre quadra geral terra e concessão.
Foi projetado para ser uma opção a mais para sepultamentos na Zona Leste da capital, onde também existe o Cemitério da Saudade. A agência regional é a de Itaquera localizada à Rua Augusto Carlos Bauman, 851 salas 28 e 29 que  atende 24 horas.

HISTÓRIA

Em 1620, ao se inventariarem os bens de Violante Cardoso, verifica-se que possuia "um pedaço de roça que em Taquera", o "buraco de pedra dos índios, avaliada em 6 mil réis" (inventários e testamentos vol. II, Arquivo do Estado, p. 264).   Em sua Obra " A cidade de São Paulo" diz o geógrafo e sociólogo Aroldo de Azevedo: "O desenvolvimento de Itaquera deve-se ao crescimento da Capital Paulista, pois, sentindo a futura expansão da metrópole que a companhia comercial, pastoril e agrícola adquiriu em 1919, aos padres Carmelitas a fazenda do Carmo, importantes glebas de terras localizadas entre os rios Verde e Jacu, propriedade da província Carmelita fluminense desde o princípio do século XVIII, fez-se então o primeiro loteamento e assim nasceu a atual Vila Carmosina.

Graças à prosperidade que lhe adveio a partir do inicio do século XX, o povoado de Itaquera desmembrou-se de São Miguel, constituindo distrito autônomo criado pela Lei nº 1.756 de 27 de dezembro de 1920.  Em 30 de março de 1929 a Lei nº. 3.292 aprovou a doação feita à Prefeitura de São Paulo pela companhia comercial, pastoril e agrícola de um terreno de 8.350m²,  na Vila Carmosina em Itaquera, destinado à instalação de um cemitério. E o decreto nº. 3.246 de 19 de setembro de 1956 declarou de utilidade pública a área de terreno de 107.250m² para ampliação da necrópole que tem atualmente 115.572m².

Dos jazigos da necrópole podem ser mencionados os de antigos moradores da região como: Congregação das irmãs Marcelinas , Família David Carmona, Família Nocelli, e Salim Jorge.

Conheça,  faça uma caminhada em um lugar tranquilo, cercado de verde e seguro, muito bem organizado e limpo. O Cemitério de Itaquera é administrado pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo. Hoje à frente de uma gestão atuante estão o Superintendente, Dr.Thiago Dias e o Chefe de Gabinete, Dr. Denni Sanches, que tem os olhos ainda mais voltados a uma das maiores necrópoles da capital  que através da nova direção têm se empenhado para cuidar de um lugar onde memórias se misturam a reflexão.

Parabéns Cemitério Itaquera! Parabéns ao administrador José Reinaldo Almeida Santos pelo zelo e cuidado do espaço Público

Estamos no caminho certo!