Serviço Funerário do Município de São Paulo mantém uma fiscalização atuante

Um trabalho que não se restringe aos cemitérios públicos

      O Serviço Funerário do Município de São Paulo é uma autarquia. Ou seja, é uma organização sem fins lucrativos, cuja receita depende dos serviços de homenagem contratados pelo munícipe, sendo 15% de caráter gratuito. É de competência do SFMSP, administrar 22 cemitérios públicos, um crematório municipal e garantir a fiscalização de 20 cemitérios particulares.

     Entre as atribuições da supervisão estão os velórios e funerárias particulares.
Nos últimos 03 meses o trabalho tem se tornado ainda mais intenso, com empenho total da nova gestão e servidores. Coibindo práticas ilícitas de atravessadores (papa defuntos), a chamada tanatopraxia, uma preparação do corpo para o funeral, que é ilegal dentro de velório.
A Limpeza e conservação dos cemitérios também faz parte das funções da fiscalização do Serviço Funerário, hoje com diversos trabalhos de mutirão.


     Uma equipe formada por cerca de 22 fiscais vai a campo 24 horas, dão todo suporte aos servidores nas necrópoles bem como acompanhamento de ocorrências de roubos e furtos.
     Com um trabalho mais intensivo o número de receita para a autarquia e de qualidade de serviços para o munícipe aumentou em 20%.