Servidores de velórios e agências funerárias se reúnem para balanço da gestão

Nesta terça e quarta-feira, cerca de 150 servidores que trabalham nas agências funerárias e velórios municipais se reuniram para um encontro de apresentação de resultados da atual gestão do Serviço Funerário do Município de São Paulo (jan/2014 – dez/2016). Com a presença da Superintendente do SFMSP, Lucia Salles França Pinto, nos dois dias, os servidores participaram de uma apresentação das ações implementadas pela Autarquia para garantir a revitalização dos espaços cemiteriais, melhores condições de trabalho do servidor e atendimento ao público.

Foram citadas as reformas nos velórios dos cemitérios São Luís, Saudade, Itaquera e Araçá e obras realizadas nas agências Araçá e Central. Nestes locais, as instalações foram modernizadas e foi feita a implantação de rampas e banheiros com acessibilidade para cadeirantes.

Outro exemplo citado foi o projeto de iluminação no estacionamento do Cemitério e Crematório Vila Alpina, assim como no velório do Cemitério Vila Formosa, que também ganhou novo fraldário, entre outros avanços.
Com foco no luto humanizado, nos últimos anos, servidores do SFMSP passaram por treinamento para atendimento ao público, a fim de tornar o serviço mais acolhedor e humanizado.

E, em parceria com a Uninove, o Serviço Funerário do Município de São Paulo passou a oferecer atendimento psicossocial nas agências funerárias municipais localizadas no IML (Instituto Médico Legal) Central e SVOC (Serviço de Verificação de Óbitos da Capital). A iniciativa tem como objetivo dar suporte emocional e proporcionar espaços de escuta, apoio, acolhimento e ludicidade para os usuários e acompanhantes do Serviço Funerário, IML e SVOC que estiverem à espera do atendimento ou resultado de exames, bem como à situação traumática em geral.

Para encerrar o evento, os servidores puderam conhecer mais sobre o projeto Memória & Vida, que tem como finalidade promover no nos cemitérios um projeto científico e cultural com gestão participativa. Entre as ações mencionadas está a cartilha “Orientações sobre Luto”, lançada recentemente. O material foi elaborado para informar aos munícipes sobre os aspectos que envolvem a morte e o morrer. Preparada pelos membros do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu (PUC-SP), a cartilha será distribuído em escolas, agências funerárias, entre outros espaços.