Saiba a programação do mês de Finados para os cemitérios municipais de São Paulo

Neste mês de novembro, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), através do programa Memória & Vida, oferecerá apoio a uma extensa agenda de eventos culturais e celebrações religiosas nos cemitérios da capital paulista. Confira, a seguir, a programação organizada para o mês de Finados. Todas as atividades realizadas em cemitérios públicos de São Paulo são gratuitas.

Sampa Bikers: Pedal Caveira
Cemitérios: Consolação e Araçá
1º de novembro, às 21h

O encontro visa homenagear os ciclistas que se aposentaram dos pedais mais cedo do que se imaginava. O evento terá início às 21h, dia 1 de novembro, na Avenida JK, no estacionamento da Pizzaria Camelo, bairro Itaim. No total serão 40 km de trajeto com passagem e parada para fotografias dentro dos Cemitérios Consolação e Araçá.

Nosferatu
Cemitério: Araçá
06, 13, 20 e 27 de novembro, às 20h30

A peça Nosferatu, da Companhia Teatral do Subsolo, é uma adaptação do filme alemão Nosferatu, do diretor Friedrich Wilhelm Murnau, realizado em 1922. Narra a história de Conde Orlok, um vampiro que se apaixona por uma garota, Ellen, e toca o terror na cidade em que ela vive. A peça tem capacidade de público de até 50 lugares, portanto, os interessados em assistir o espetáculo devem chegar com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos.

Histórias do além
Cemitério: Consolação
29 de outubro, e 12 e 16 de novembro, às 21h

Após uma longa pesquisa sobre os personagens sepultados na primeira necrópole da capital paulista, Histórias do Além propõe uma viagem à história de São Paulo. No itinerário, os participantes terão um belíssimo encontro teatralizado com personificações de Luís Gama, Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Paulo Vanzolini, entre outros grandes nomes sepultados no Cemitério Consolação. Para participar do passeio teatral basta comparecer aos portões de Cemitério Consolação com uma hora de antecedência.

Contos Mal-ditos
Cemitério: Araçá
10, 17 e 24 de novembro, às 15h

O trabalho Contos Mal-ditos de André Mendes e Gustavo Valezzi traz a ressignificação dos espaços cemiteriais com histórias que transitam entre o ficcional e real. Ao narrar uma história, os atores que investigam a vidas das pessoas que estão sepultadas nos cemitérios, relacionam essas biografias a lendas urbanas e a literatura do norte americano Edgar Allan Poe. Para participar basta chegar uma hora antes do inicio do evento e se reunir ao grupo.

Coral da GCM
Cemitério: Vila Formosa
02 de novembro, às 9h e às 11h

Mais uma vez o Coral da Guarda Civil Metropolitana presenteará os munícipes que estarão nas missas do Cemitério Vila Formosa II (Rua João XXIII, 2537) com muita melodia e sentimento. O grupo irá se apresentar no intervalo das missas em dois horários distintos, às 9h e às 11h. A apresentação acontece próximo à administração Vila Formosa II.

Trabalho Cidadania
Cemitérios: Araçá e Consolação

02 de novembro, das 7h às 13h
A Sociedade Beneficente Cultural e Educacional Missão Resgate oferecerá um trabalho de Medicina Preventiva, com serviços como aferição arterial, monitoramento de glicemia e informações preventivas, durante toda a manhã, nos Cemitérios Araçá e Consolação.


Visitas Guiadas
Cemitério Consolação
Todas as terças e sextas, às 9h e às 14h, e às quartas, às 10h, 12h, 14 e 16h.

O Cemitério Consolação é um verdadeiro museu a céu aberto. Durante a visita guiada, que é realizada pelo guia Francivaldo Gomes, o querido “Popó”, os munícipes podem conhecer um pouco mais sobre a história das personalidades de São Paulo, além de admirar as obras de arte que compõem o local. Para fazer a visita, basta agendar seu horário enviando e-mail para assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br

Teatro Documentário
Cemitério Vila Mariana
12/11, 19/11, 26/11 e 03/12 - às 16 horas

Concebida especialmente para o cemitério da Vila Mariana, a peça Documentário cênico sobre a morte na vida da grande cidade refaz o percurso narrado por uma senhora de 100 anos, Francisca, para retratar as promessas da cidade e os fatos da realidade que ainda hoje, merecem revisitação. A encenação é assinada por Marcelo Soler, doutor e mestre em artes cênicas pela ECA/USP, professor do Departamento de Artes Cênicas ECA/USP, na Faculdade Cásper Líbero e na FPA.