Agências funerárias municipais começam o atendimento psicossocial no IML Central e SVOC

Esta matéria é do dia 29/09/2016, no entanto foi publicada no dia 17/10/2016 em atenção à legislação eleitoral que limitava as atividades da pasta à prestação de informações públicas, durante a vigência do referido marco legal

 Em parceria com a Uninove, o Serviço Funerário do Município de São Paulo passou a oferecer atendimento psicossocial nas agências funerárias municipais localizadas no IML (Instituto Médico Legal) Central e SVOC (Serviço de Verificação de Óbitos da Capital), desde a última semana. Uma cerimônia realizada ontem, 28 de setembro, no auditório do IML Central marcou o funcionamento oficial do atendimento às famílias enlutadas nos dois locais.

A iniciativa tem como objetivo dar suporte emocional e proporcionar espaços de escuta, apoio, acolhimento e ludicidade para os usuários e acompanhantes do Serviço Funerário, IML e SVOC que estiverem à espera do atendimento ou resultado de exames, bem como à situação traumática em geral.

Na cerimônia de ontem, a superintendente do Serviço Funerário Municipal, Lucia Salles, ressaltou o valor do trabalho que se inicia. “Este tipo de serviço, com espaços de atendimento ao luto humanizado, nunca havia sido oferecido mesmo sendo fundamental. E para se tornar real, a extensão universitária próxima da sociedade tem sido muito importante, assim como esta parceria que coloca o IML e o SVOC, que são órgãos estaduais, ao lado do Serviço Funerário, que é municipal, juntos, em prol do bem comum”, salientou.

As salas de trabalho foram cedidas à Autarquia do Serviço Funerário Municipal pelos órgãos estaduais que coordenam o IML e SVOC, após diálogos e uma parceria que se iniciou este ano, com a inauguração das agências funerárias nestas localidades.

Para o diretor do IML de São Paulo, Nelson Bruni, a ação realizada poderá agregar, ainda, nos trabalhos de investigação realizados pelo próprio órgão. “Dar suporte às famílias vai colaborar muito em nosso trabalho, porque as famílias chegam desesperadas, então ajudá-las nesse processo, que é sempre muito traumático, é uma forma de deixá-las mais tranquilas, para ajudarem nas investigações com informações que prendam os responsáveis pelo crime“, comentou.

Tanto no IML Central (Rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, número 600), como no SVOC (Rua Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, número 250), os atendimentos serão 24 horas aos sábados e domingos. Nos demais dias da semana, apenas a sala localizada no IML Central terá atendimento, que será oferecido de segunda à sexta-feira pela tarde; às segundas e terças-feiras pela manhã; e também às terças e sextas-feiras pela noite.

O atendimento humanizado faz parte de um Projeto de Extensão que envolve profissionais do curso de graduação em Psicologia da Uninove e 55 estudantes do 7º ao 10º semestre de ensino da faculdade. Também na cerimônia de abertura, participaram as coordenadoras do curso de Psicologia da Uninove, Marcia Marteleto e Renata Luna, e a supervisora de estágio Cibele Pejan. Elas reforçaram o quanto a desmistificação da morte ajuda a diminuir o sofrimento da população e comentaram o papel do psicólogo neste processo. “Nossos alunos terão uma oportunidade ímpar, tenho certeza que vamos colaborar, aprender e ouvir muito, em um lugar que precisa de nosso trabalho”, reforçou Marcia Marteleto.

Agências SVOC e IML Central

Em janeiro deste ano, o Serviço Funerário Municipal, com o apoio da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), inaugurou a Agência Funerária Móvel para contratação das homenagens no interior do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC). O serviço é disponibilizado 24 horas por dia aos munícipes, com atendimento e todo o suporte necessário para a contratação da homenagem.

Alguns meses depois, em junho deste ano, foi inaugurada uma agência funerária 24 horas no IML (Instituto Médico Legal) Central. A instalação da nova unidade só foi possível após entendimentos entre a direção do IML, que é estadual, e da Superintendência do Serviço Funerário Municipal.

Assim como nas outras 10 agências funerárias existentes na cidade de São Paulo, os munícipes podem nas novas agências realizar a contratação das homenagens fúnebres, definir o horário e local de velório e sepultamento – em cemitério mais próximo da residência ou naquele em que a família possuir uma concessão – ou optar pela cremação. O atendimento é informatizado e há um mostruário virtual para a escolha do tipo de homenagem a ser contratada.

As agências funerárias municipais localizadas no SVOC e IML Central, além de oferecerem mais agilidade e atendimento humanizado, também servirão para coibir a ação de atravessadores – popularmente conhecidos como papa-defuntos – que agem principalmente no entorno do IML e do SVOC. Aproveitando-se do momento de fragilidade dos familiares, esses agentes de funerárias particulares oferecem serviços funerários de forma ilegal e cobrando valores muito superiores aos oferecidos pelo poder público.