“A ser anunciado”

Esta matéria é do dia 05/09/2016, no entanto foi publicada no dia 17/10/2016 em atenção à legislação eleitoral que limitava as atividades da pasta à prestação de informações públicas, durante a vigência do referido marco legal

Nesta quarta-feira (7), às 18h15, a artista sul africana Donna Kukama apresenta, no Cemitério Consolação (São Paulo), a primeira de três performances que fazem parte de sua obra To be announced [A ser anunciado], durante a 32ª Bienal.

A performance faz uso de imagens em vídeo, texto e história oral. No Capítulo C: The Genealogy of Pain [A genealogia da dor], Doona Kukama inscreve as histórias das mortes (frequentemente violentas, porém nem sempre) de pessoas marginalizadas no espaço do Cemitério da Consolação. As histórias começam no cemitério e se espalham para outras partes do mundo.

As três performances são pensadas como se fossem capítulos de um livro e acontecem em lugares e tempos diferentes, ainda que pertençam a um mesmo gesto. Depois do Consolação, Donna Kukama se apresenta, ainda, no Museu AfroBrasil (Parque do Ibirapuera, Portão 5), dia 9, às 17h30, e no Pavilhão da Bienal (Lounge, 1º Subsolo), dia 10 de setembro, às 19h.

*A entrada é gratuita; distribuição de senhas 1 hora antes.