SFMSP revitaliza frota de carrinhos elétricos dos cemitérios e crematório municipais

Esta matéria é do dia 25/08/2016, no entanto foi publicada no dia 17/10/2016 em atenção à legislação eleitoral que limitava as atividades da pasta à prestação de informações públicas, durante a vigência do referido marco legal

No início do mês de agosto, o Serviço Funerário do Município de São Paulo realizou a troca e substituição de todos os carrinhos elétricos utilizados nos 22 cemitérios e do crematório da capital. A ação tem como objetivo revitalizar a frota dos transportes utilizados nas necrópoles, melhorar as condições de trabalho dos servidores e, cada vez mais, oferecer um serviço de forma humanizada à municipalidade.

Foram três modelos de carrinho elétrico distribuído nas necrópoles da cidade, um para o transporte dos munícipes e para pessoas com mobilidade reduzida, com capacidade de até seis lugares. O outro veículo será usado na remoção das urnas para os cortejos fúnebres e utilizadas pelos sepultadores. A ação contou, ainda, com a inauguração da substituição dos antigos veículos de coleta de resíduos pelos novos carrinhos com caçamba.

O diretor de cemitérios, Frederico Okabayashi disse que “esses carrinhos serão muito úteis para o conforto dos munícipes, pois além da substituição da frota, aumentamos o número desses veículos”. Além da entrega dos carrinhos, os funcionários realizaram um curso de instrução e formação sobre a utilização dos novos carrinhos pela empresa fabricante.

Ferramentas

Também vale destacar, além do que concerne às questões de mobilidade, a aquisição de novas ferramentas para proveito dos sepultadores, de todas as necrópoles municipais, para as tarefas cotidianas, tais como: sepultamentos, exumações, fechos de ossuários, pequenos reparos dentre outras. Essa aquisição visa, além do melhor cumprimento dos feitos diários, conferir um nível de segurança e de salubridade mais qualificado para os servidores de cada necrópole.

Segundo a engenheira de segurança do serviço funerário,do setor de segurança do trabalho, Ana Cristina Yoko Kina foi adotado um modelo de gestão desses materiais sob consulta personalizada com os sepultadores, visando a ergonomia e a qualidade de vida dos funcionários “nós participamos de feiras de segurança do trabalho, de congressos para estarmos sempre inteirados de meios mais adequados, materiais e tecnologias que contemplem a salubridade de todos os servidores, sobretudo daqueles que trabalham nas necrópoles” e complementa “afinal de contas eles que devem aprovar o material que irão utilizar em suas rotinas diárias”.

São, em sua totalidade, 12 itens, dentre eles espátulas, carrinhos de mão, pás somando um total de 3014 materiais de alta qualidade para uso diário. Segundo o modelo adotado por essa gestão, o teste de prova mostrou sua efetividade na consulta personalizada, pois para cada cemitério há uma demanda diferente do uso de certos itens que serão diferentes para aqueles que são considerados jardins, em que não há ruas ou concessões, daqueles que são os chamados urbanos, com ruas e criptas. Todos os itens já foram encaminhados ao setor de almoxarifado que fará a distribuição dos itens segundo a demanda de cada local de trabalho.