Nota sobre a conservação do Cemitério Consolação

O Serviço Funerário Municipal tem adotado diversas iniciativas a fim de inibir furtos no Cemitério Consolação; confira

O Serviço Funerário Municipal tem adotado diversas iniciativas a fim de inibir os furtos no Cemitério Consolação. Medidas como a iluminação do cemitério, que estava às escuras há anos, a solicitação – atendida – de manter a GCM 24 horas na necrópole, a experiência-piloto de cães de guarda, entre outras, resultaram em mais segurança no local. A exigência para que os administradores registrem boletins de ocorrência a cada caso verificado nos cemitérios municipais de São Paulo também tem sido fundamental; tal prática, que não existia anteriormente, dificultava e escondia o alcance deste problema.

Vale salientar que os túmulos são concessões privadas, e os familiares também devem e podem registrar qualquer irregularidade em seus jazigos. O SFMSP não cobra dos concessionários qualquer taxa de manutenção para conservação de jazigos, sepulturas e espaços comuns. Mas, apesar disso, os administradores dos cemitérios foram orientados, em respeito à população, a fechar com alvenaria as sepulturas cujos portões foram furtados. Como herdamos centenas de túmulos que tiveram seus portões furtados há vários anos, esse trabalho contínuo ainda não foi concluído.

É fundamental que os donos dos túmulos comuniquem à administração casos de furto de seus jazigos, bem como façam o BO para colaborar com dados, intervenções e investigações da Polícia Civil, órgão responsável por investigar e identificar os receptadores das peças de bronze roubadas, coibindo definitivamente este tipo de ação.

Atualmente, o patrulhamento é feito por 3 GCMs de dia e 6 à noite. Muitas das peças furtadas foram recuperadas, como resultado de flagrantes efetuados pela Guarda Civil Metropolitana, e aguardam que as famílias responsáveis façam o reconhecimento de seus objetos e retirem para providenciar a reposição. Para tanto, basta entrar em contato com a administração do cemitério. Também é imprescindível que as famílias mantenham seus dados atualizados nas administrações dos cemitérios, para que, em caso de necessidade, o SFMSP possa se comunicar com os concessionários e informar caso haja algum problema.
 

Câmeras de vigilância intramuros
Há duas câmeras em funcionamento no Cemitério da Consolação, instaladas na Rua Mato Grosso x Rua Sergipe e Rua Mato Grosso X Rua José Eusébio. A assessoria de informática do SFMSP, junto ao Departamento de Fiscalização da Autarquia, tem desenvolvido um projeto piloto para o Cemitério Consolação, a fim de desenhar uma solução de monitoramento integrado, com as especificidades que a segurança de um cemitério de grande extensão exige (como câmeras com infravermelho, por exemplo).

Cães de guarda
Em janeiro de 2015, foi feito um projeto piloto para vigilância dos cemitérios com cães de guarda. A proposta iniciada no Cemitério Consolação se deu como alternativa experimental dentro de um conjunto de medidas voltadas à coibição dos furtos de peças de bronze. Todos os animais utilizados no serviço de guarda foram acompanhados por profissional habilitado (médico veterinário) que presta serviço para a empresa de vigilância patrimonial e os mesmos animais trabalharam em forma de rodízio, a fim de evitar estresse. No entanto, a efetivação da experiência, através de licitação, foi comprometida pela aprovação do PL 55/2015, proibindo o uso de cães por empresas de segurança patrimonial privada e de vigilância. Apesar de vetado pelo Executivo, o PL atrasou o processo licitatório.

Conservação do Cemitério
Recentemente, o Cemitério Consolação teve algumas de suas ruas internas restauradas. Parte do cemitério também ganhou nova iluminação. E, no ano passado, parte do muro do cemitério foi substituído por gradil em uma experiência que busca dar maior visibilidade ao que se passa dentro do cemitério, aumentando a segurança do local.

Por ser conhecido popularmente como museu a céu aberto, a necrópole recebeu a tecnologia do QR Code e tem realizado atividades culturais que já atraíram milhares de pessoas à necrópole. Em nenhuma destas atividades foi registrado casos de vandalismo, furto ou violência nos cemitérios.

No último mês, o cemitério Consolação ganhou o Certificado de Excelência 2016 através das avaliações dos usuários do TripAdvisor, que é o maior site de turismo do mundo com cerca de 340 milhões de visitantes mensais.