Cemitérios municipais recebem novas séries de aplicação de produtos para o controle de pragas

Além de serem eficientes no controle de pragas e ervas daninhas, os produtos utilizados não são nocivos à saúde de servidores e munícipes

Foto: M. Mazetis

O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) iniciou, no mês de junho, a aplicação de novas séries de produtos para o controle de pragas nas 22 necrópoles municipais e crematório. Também foram dedetizadas as agências, administrações, velórios, depósitos, garagens, refeitórios, vestiários e sanitários.

O processo de dedetização nos espaços cemiteriais se iniciou no dia 24 de junho e terminou em 5 de julho. Mas o preparo começou ainda antes, quando o SFMSP reuniu químicos, engenheiros agrônomos e técnicos em segurança do trabalho para definir o modo mais eficaz e seguro de realizar o trabalho.

No controle de pragas, por exemplo, foram utilizados produtos indicados para uso profissional em hospitais, creches e casas de repouso. A engenheira em segurança do trabalho do SFMSP, Ana Cristina Yoko Kina, reforça que não existe risco de intoxicação. “Apesar dos produtos serem eficazes contra as pragas não são nocivos à saúde dos munícipes e servidores dos cemitérios”, afirma.

Além de trabalhar no controle de pragas, também foi feito o controle contra ervas daninhas. Para isto, foram utilizados herbicidas caseiros atóxicos para animais e meio ambiente. “Trocar produtos químicos por caseiros é uma solução que ajuda a preservar a natureza”, explica o engenheiro agrônomo da empresa de dedetização que realizou o serviço, Hector Silva Soares.