Serviço Funerário participa do Seminário ‘Grandes Cidades, Políticas Intersetoriais e a Primeira Infância’

 Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da São Paulo Carinhosa, realizou o 1º Seminário “Grandes Cidades, Políticas Intersetoriais e a Primeira Infância”, na Praça das Artes.

Para a mesa de discussão estiveram presentes o diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU Daniel Balaban, o ex-Ministro da Educação Juca Ferreira e os representantes das pastas de Direitos Humanos e Cidadania, Relações Internacionais e Federativas, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Habitação, Transportes, Desenvolvimento Urbano, Assistência e Desenvolvimento Social e a superintendente do Serviço Funerário do Município de São Paulo Lucia Salles França Pinto.

Durante o seminário, foram debatidos projetos essenciais que estão em rigor para a formação da educação na primeira infância na cidade de São Paulo e que são articuladas pela Rede São Paulo Carinhosa, realizando estratégias em políticas intersetoriais para apoiar e acolher a criança em todo o seu crescimento.

A superintendente do Serviço Funerário Municipal, Lucia Salles França Pinto, ressaltou a importância dos seminários desenvolvidos pela Autarquia como o “Memória e Vida: Luto infantil e parental”, realizado recentemente em parceria com a PUC-SP, São Paulo Carinhosa e a Secretaria Municipal da Educação, e que envolveu cerca de 100 profissionais, na perspectiva de quebrar o tabu de falar sobre morte e luto dentro das salas de aula.

"Memória é o que a gente tem de mais vivo, e quando a memória é coletiva, ela vira história", disse a superintendente sobre a criação destas oportunidades para desmitificar as vivências sobre a morte como forma de educação e memória na primeira infância.

O programa do seminário contou com o lançamento do livro “São Paulo Carinhosa: o que grandes cidades e políticas intersetoriais podem fazer pela primeira infância”, que reserva um capítulo de autoria da superintendente do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Lucia Salles.