Cemitério Consolação ganha Certificado de Excelência 2016

A certificação é do TripAdvisor, que é o maior site de turismo do mundo com cerca de 340 milhões de visitantes mensais

O cemitério Consolação ganhou, nesta semana, o Certificado de Excelência 2016 através das avaliações dos usuários do TripAdvisor, que é o maior site de turismo do mundo com cerca de 340 milhões de visitantes mensais.

A necrópole, que já é um ponto turístico da cidade e um verdadeiro museu a céu aberto, oferece desde visitas guiadas, peças de teatro e apresentações musicais até recitais de poesia e oficinas de fotografia. Agora com o Certificado, reforça o uso dos espaços necrológicos como lugares abertos à população para finalidades culturais.

Assim como no cemitério Consolação, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), através do Programa Memória & Vida, desenvolve um amplo calendário de atividades culturais nos cemitérios municipais da capital paulista, ação que expressa nova visão sobre o uso e a concepção dos espaços públicos a serem partilhados de forma cidadã, integrando-os como um equipamento cultural na vida da cidade.

O Programa Memória & Vida é uma forma de ressignificar os espaços cemiteriais e temas considerados “tabus” pela sociedade. Faz parte do programa requalificar o Cemitério Consolação e transformá-lo em um parque de memórias e local para manifestações artísticas.


TV PUC no Cemitério Consolação

A TV PUC elaborou um vídeo que apresenta o projeto Memória & Vida, desenvolvido desde julho de 2015 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) em parceria com o Serviço Funerário Municipal de São Paulo (SFMSP).

O projeto de pesquisa e extensão interdisciplinar, proveniente de um convênio firmado entre a universidade e o SFMSP, faz parte do Programa citado acima e busca analisar e subsidiar a gestão e as formas de relacionamento entre o Serviço Funerário e a sociedade, visando uma melhor qualidade e aprimoramento desse serviço público.

A ideia contribui, ainda, para o desenvolvimento de estudos sobre o luto e colabora para um atendimento mais humanizado no serviço funerário, que garanta a preservação das condições de saúde mental dos profissionais, bem como elaborar propostas jurídicas para mudança da qualidade deste serviço público e apoiar na elaboração de um planejamento estratégico e indicadores para avaliar o Serviço Funerário Municipal de São Paulo.

Veja no vídeo da TV PUC como o Cemitério Consolação tem enorme vocação para se tornar mais um espaço museológico da cidade de São Paulo.