Banda Lítera homenageia Marquesa de Santos no Cemitério Consolação

Os músicos passarão por cidades do Brasil e Portugal; no Cemitério Consolação, as entradas serão distribuídas a partir das 18h30min

A banda de rock gaúcho Lítera se apresentará no dia 25 de junho (sábado), às 20h, no Cemitério Consolação. O evento faz parte da Turnê Caso Real, realizada em espaços públicos e lugares históricos, ao ar livre, e tem apoio do Programa Memória & Vida, do Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP).

Os músicos pretendem passar pelo Rio Grande do Sul, São Paulo e Portugal, promovendo a ocupação de locais como forma de incentivar o livre acesso à cultura, com música de qualidade e figurinos do séc. XIX.

Em 2015, na capital paulista, a banda de Porto Alegre lançou seu segundo álbum, Caso Real, inspirado em um projeto do ano de 2013, chamado “Domitila”, o qual, por sua vez, foi colhido nas correspondências amorosas de Domitila de Castro Canto e Melo com Dom Pedro I. A apresentação de lançamento do álbum foi realizada no Solar da Marquesa, no município de São Paulo. Desta vez o grupo tocará ao lado da última casa da Marquesa de Santos: o Cemitério Consolação.

Além da necrópole, em São Paulo, Lítera também se apresentará na Sensorial Discos (dia 29, às 20h 30), na Praça Roosevelt (dia 30, às 19h), além de outros shows nas cidades de Serrana e Santos.


Homenagem à Marquesa de Santos

Inspiração do álbum da banda Lítera, Domitila, Titília ou Marquesa de Santos foi quem doou o dinheiro para construção da antiga capela do Cemitério Consolação. Há uma lenda que corre que foi ela quem teria doado as terras para a construção da necrópole, porém essa história foi desbancada pelo historiador e arquiteto Paulo Rezzutti, em seu livro Domitila: a Verdadeira História da Marquesa de Santos.
 

O visitante que quiser conhecer e/ou prestar sua homenagem à generosa Marquesa, a sua última morada fica bem ao lado direito da capela, na Rua 1, e é um dos pontos da visita guiada feita pelo Programa Memória & Vida, do SFMSP, a turistas, estudantes e munícipes que queiram conhecer melhor o Cemitério Consolação, museu a céu aberto da capital paulista.

Atenção: Para participar do evento o interessado deverá chegar com bastante antecedência, pois serão distribuídas somente 70 senhas. Elas serão distribuídas a partir das 18h30min, na frente do cemitério.

Serviço

Onde?
Cemitério Consolação, Rua Consolação, nº 1660.

Quando?
Dia 25/06/2016 às 20h.

Custa caro?
Nadinha. O evento no Cemitério Consolação é totalmente gratuito.