Nota Pública: Proteção aos animais no Cemitério Quarta Parada

O Serviço Funerário Municipal está elaborando placas de sinalização que serão fixadas no Cemitério Quarta Parada para reforçar que abandono e maus-tratos contra animais é crime.

Recentemente, veículo de comunicação divulgou que vários gatos têm sido mortos no Cemitério Quarta Parada, Zona Leste de São Paulo. O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) informa que a administração da necrópole se reuniu, em abril deste ano, com a ONG Bicho Brother, que colabora na castração e vacinação dos gatos que ficam no Quarta Parada. Na ocasião não houve relatos sobre as mortes dos animais.

O Serviço Funerário Municipal está elaborando placas de sinalização que serão fixadas no Cemitério Quarta Parada para reforçar que abandono e maus-tratos contra animais é crime.

A administração também irá verificar a concertina (cercas de arame) nos muros e falhas encontradas serão consertadas. Vale salientar que, desde o ano passado, por questão de segurança, a maior parte dos portões fica fechada para garantir maior controle de entrada e saída de pessoas, portanto, não há "livre acesso" à necrópole, conforme colocado pela reportagem veiculada.

Outros grupos de proteção aos animais serão convidados a se reunir com o SFMSP para desenvolver novas parcerias nos cuidados aos gatos e cães em cemitérios públicos, a exemplo do que acontece em necrópoles de todo o mundo, uma vez que não está entre as atribuições do Serviço Funerário a tutela destes animais, mas, preocupado com a saúde deles, busca medidas de zelo como o método de dedetização que não prejudica a saúde dos mamíferos.

Segurança - A segurança dos cemitérios municipais é feita pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), que realiza rondas motorizadas no Cemitério da Quarta Parada e possui uma câmera monitorada pela Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da GCM. Em 2015 e 2016, foram registradas 226 ocorrências na região e 52 pessoas foram detidas por furto, vandalismo, entre outros.