Cemitério Consolação participa da Virada Cultural 2016 com visitas guiadas, caminhada fotográfica e peça teatral

O Cemitério Consolação estará no roteiro de atividades artísticas promovidas durante a Virada Cultural 2016, neste fim de semana. O Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), através do Programa Memória & Vida, vai promover visitas guiadas, caminhada fotográfica e teatro, na necrópole.

A programação cultural começa no sábado (21), às 14h, com “Diálogos com a Cidade: arte tumular e parques de memória”. A atividade terá início com um bate papo na capela da necrópole sobre os espaços cemiterais como “museus a céu aberto”. Em seguida, haverá uma visita guiada pelo cemitério com o roteiro Arte Tumular.

Diálogos com a Cidade é o nome de um coletivo fotográfico composto por Luciana Fátima e Arlindo Gonçalves. O projeto começou em 1998, com o objetivo de documentar fotograficamente a cidade de São Paulo e discutir, por meio de ensaios temáticos, a relação das pessoas com o espaço urbano. Por essa iniciativa, foram produzidas diversas exposições fotográficas e dois livros. Para a edição da Virada Cultural, todos estão convidados a levarem suas câmeras fotográficas para compartilhar seus registros.

Ainda no sábado, às 23h59, o grupo Na Companhia das Mulheres fará apresentação única da pela Para Gelar a Alma. Com texto e direção de Márcio Araújo, a obra, livremente inspirada em contos do escritor norte americano Edgar Allan Poe e em uma história verídica de maldição familiar, traz três benzedeiras que irão compartilhar com os espectadores as histórias de cada uma em relação a uma maldição familiar e de como elas escaparam da morte. No ano passado, o espetáculo ficou em cartaz por dois meses, na capela do cemitério Consolação, sempre com lotação máxima.

Com uma ambientação sonora bem propícia, composta por William Guedes e com belo trabalho de atuação das atrizes Abigail Tatit, Edi Fonseca e Zeza Mota, a apresentação promete aos espectadores alguns suspiros, arrepios na nuca e um café quente. No entanto, fique atento, são apenas 50 lugares e as entradas serão distribuídas 30 minutos antes do início da peça.

Logo depois, à 01h00 de domingo (22), outra visita guiada pelo Cemitério Consolação trará um pouco da história do primeiro cemitério público da cidade de São Paulo, sua arquitetura e personagens históricos que estão sepultados neste local, como Mario de Andrade, Monteiro Lobato e Tarsila do Amaral.

Programa Memória & Vida
O Serviço Funerário do Município de São Paulo desenvolveu o Programa Memória & Vida, o qual reconhece como fundamental romper as barreiras dos espaços cemiteriais e desmitificar a aura fúnebre que lhes é atribuída, ocupando estes locais de forma cidadã, de modo que se tornem um parque de memórias. O programa contempla uma agenda diversificada de eventos culturais e de formação nas necrópoles municipais, tais como exposições, visitas guiadas, peças de teatro, saraus de música e poesia, seminários, trilha ambiental, contação de histórias e cinema, privilegiando estes locais como espaços de convivência, disponíveis para a população.

A iniciativa aproxima as pessoas dos cemitérios para que elas, conhecendo sua importância histórica, passem a trocar os paradigmas do medo que os cemitérios trazem, por uma visão mais ampla destes espaços como um parque de memória. O efeito positivo é evidente, pois a população vem participando cada vez mais ativamente dos eventos realizados nas necrópoles.

Onde?
Ambos os eventos serão na capela do Cemitério Consolação, nº 1660. No caso do passeio fotográfico, ele será iniciado na capela e depois se estende para os locais de interesse do cemitério.

Quando?
“Diálogos com a Cidade: arte tumular e parques de memória”
Sábado, 21 de maio, às 14h

Para Gelar a Alma
Sábado, 21 de maio, às 23h59

Visita Guiada
Arte Tumular: domingo, 22 de maio, às 01h00

Quanto?
A entrada é gratuita em todas as atividades. Não há necessidade de inscrição. No caso do espetáculo teatral são apenas 50 lugares, por isto, as entradas serão distribuídas 30 minutos antes do início da peça.