Mães são homenageadas nos Cemitérios Consolação e Vila Mariana

Uma programação dedicada às mães paulistanas foi realizada pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP), através de seu Programa Memória & Vida, neste fim de semana. Entre as atividades, roda de conversa sobre luto parental, apresentação do Coral Paulistano Mário de Andrade na capela do Cemitério Consolação e missa no Cemitério Vila Mariana.

Na Capela do Cemitério Consolação, na tarde de sábado (7), a roda de conversa "Luto, Memória e Vida: como lidar com a perda de mães e filhos?” foi feita em parceria com São Paulo Carinhosa e PUC. Esta é a segunda atividade desenvolvida com este formato de compartilhamento de experiências envolvendo pessoas que vivenciam o luto.

A roda de conversa teve mediação da Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco, coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELU), da PUC-SP. Maria Helena trabalha com o tema há 20 anos; para ela, falar sobre morte é uma possibilidade de estabelecer uma nova relação com a vida. “Não gostamos de falar da morte, herdamos coisas fantasiosas sobre o assunto, o que dificulta um diálogo mais aberto. Mas falar sobre isto, sem banalizar o tema e sim aproximando da realidade das pessoas, é a chance de fazer com que as pessoas entendam uma nova construção de significado e memória” explicou a pesquisadora.

Já no domingo, (8), a capela do Cemitério Consolação foi palco de apresentação do Coral Paulistano Mário de Andrade, da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Com a proposta de levar a voz do grupo para espaços pouco convencionais, o Coral aflorou bons sentimentos a todas as mães e filhos, com músicas de Gilberto Mendes, Johannes Brahms, Toru Takemitsu e Baden Powell com Vinícius de Moraes, entre outros.

O coral foi um dos primeiros grupos a desenvolver ações culturais dentro das necrópoles paulistanas, através do programa Memória & Vida, que reconhece como fundamental romper as barreiras dos espaços cemiteriais e desmistificar a aura fúnebre que lhes é atribuída.

Ainda na tarde de domingo, houve a tradicional missa de Dia das Mães, no Cemitério Vila Mariana. A cerimônia foi celebrada por Pe. Antonio Fusari, da paróquia Santa Margarida Maria, e contou com participação de, aproximadamente, 300 pessoas.