Encontro formativo quebra tabu de falar sobre o luto em sala de aula

O evento propõe contação de histórias, conversas e atividades expositivas, estimulando os participantes a criar elementos para a inserção do tema do luto no currículo escolar

 Começou nesta segunda-feira (3), o encontro formativo “Luto Infantil e Parental”, promovido pelo Serviço Funerário Municipal (SFMSP), em parceria com São Paulo Carinhosa e a Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento, que tem como público-alvo profissionais do Serviço Funerário Municipal e da Educação Infantil, Fundamental e Ciclo de Alfabetização, contará com duas etapas. Durante a primeira fase, que acontece na PUC-SP, os participantes trabalharão questões que envolvam o tabu da morte, tema ainda pouco abordado dentro das salas de aula. A segunda parte será em junho, com apresentação dos resultados discutidos e encerramento do encontro.

A importância de um tema como esse nas escolas é imensa. Por isto, para o Diretor Regional de Educação da DRE de São Miguel, Manuel Romão de Sousa, a iniciativa do Serviço Funerário Municipal de trabalhar o luto na Educação é pioneira em São Paulo. “Esse encontro contribui, de uma maneira muito importante, para nos esclarecer e nos fortalecer diante de um momento como esse que é a morte. Nós que trabalhamos com crianças, ás vezes não sabemos como lidar com isso", salienta o diretor.

Ainda nessa primeira fase, a abordagem tem como foco a “Literatura Infantil” como suporte para o luto de crianças, em sala de aula. Para Anita Galvão Bueno, pedagoga e ministrante do encontro, a atividade traz, também, uma sensibilização da literatura infantil na sala de aula. “O que queremos é que as crianças tenham voz e que elas tragam o que elas entendem, de fato, nesse processo de transição de vida para a morte”, explica.

Para isso o encontro propõe atividades de dinâmicas, contação de histórias, conversas e atividades expositivas, com os participantes, estimulando-os a criar elementos para a inserção do tema no currículo Escolar. Para Maria Amélia Professora da PUC-SP e coordenadora do Convênio com o Serviço Funerário Municipal essa oficinas são fundamentais. “É uma forma de alinhar e afinar esse discurso de humanização dentro das escolas, sobre a questão da morte com professores, diretores e supervisores e alunos", complementa.

Programação

1ª Dia: Encontro Formativo*
03/05 (08h às 12 ou 13h às 17h)
05/05 (08h às 12 ou 13h às 17h)
10/05 (08h às 12h)
Local: PUC/ São Paulo
*(Os participantes escolheram o dia e horário no ato da inscrição)

2ª Dia: Encerramento:
09/06 (13h30 às 17h30)
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94. Centro.
Próximo da estação Anhangabaú do metrô.
Contato: 3256-5270 / 3775-0002