Serviço Funerário realiza projetos de modernização na cidade de São Paulo

Neste ano em que São Paulo comemora 462 anos, o Serviço Funerário está comprometido na realização e finalização de uma série de projetos que visam oferecer aos seus munícipes apoio, segurança e comodidade que tanto merecem em nossos serviços, e assim, aproximando a prefeitura da população.

Agência funerária móvel

Desde o dia 17 de janeiro, o Serviço Funerário conta com o apoio do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC) para a instalação, em seu pátio, de uma agência funerária móvel para contratação das homenagens, localizada na Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 250, no bairro Cerqueira César.

Tal ação visa proteger os munícipes da atuação dos atravessadores que se instalaram ilegalmente na frente do órgão estadual, abordando as pessoas que saíam do local e oferecendo serviços com preços até 1000% a mais dos cobrados por esta autarquia municipal.

Ou seja, além de faltarem com respeito aos familiares enlutados, lesam os cofres da autarquia que se mantêm com as homenagens pagas e gratuitas.

O serviço está funcionando 24 horas por dia aos munícipes, oferecendo atendimento e todo o suporte necessário para a contratação da homenagem. A agência ainda conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de agentes de fiscalização do Serviço Funerário.

Agências Central e Araçá

Tendo como objetivo o bem-estar no atendimento dos serviços oferecidos, os prédios que sediam as agências funerárias Central (viaduto Dona Paulina) e Araçá (Av. Dr. Arnaldo, 300) estão passando por obras de reforma e adequação de suas instalações.

O atendimento na agência Central continua funcionando 24 horas por dia, uma vez que as obras não se interpõem à circulação do público. Na agência Araçá, até a entrega do prédio reformado, o atendimento às famílias para a contratação da homenagem foi transferido para o velório do cemitério São Paulo, na Rua Luis Murat, 245.

Há 15 anos, aproximadamente, as agências Central e Araçá não passam por obras e a sua finalização está prevista para ser entregue no dia 15 de fevereiro.

Crematório Dr. Jayme Augusto Lopes

Já no crematório “Vila Alpina” Dr. Jayme Augusto Lopes, foi realizada readequações de suas instalações, visando a inovação preventiva com todas as medidas de segurança exigidas pelo corpo de Bombeiros. O projeto já estão em fase de conclusão.

Cemitério São Luiz

Na região sul, as reformas nas salas de velório do cemitério São Luiz estão em fase de acabamento e as oito salas foram readequadas e modernizadas. A finalização do trabalho está prevista para o dia 02 de fevereiro.

Cemitérios Saudade e Itaquera

Os cemitérios Saudade (Rua Samuel de Carvalho, 06) e Itaquera (Rua Serra de São Domingos, 1597), ambos da zona leste da cidade, também passam por reformas e adequações em suas salas de velório.

No Saudade, as salas passaram por reforma geral, como: pintura, modernização dos banheiros e a troca do piso do lavabo com acessibilidade. Sua finalização está prevista para 10 de fevereiro.

Em Itaquera, o piso do velório já se encontra em processo de troca, assim como a cobertura das salas, administração e vestiário, o prazo para a entrega será em 20 de fevereiro.

Mini escavadeiras

O Serviço Funerário do Município de São Paulo adquiriu três mini escavadeiras que servirão para a abertura de covas, havendo uma melhora nos serviços das necrópoles e trazendo um avanço na comodidade e saúde dos trabalhadores.

Tal aquisição é um acontecimento histórico, uma vez que os sepultadores escavam as covas manualmente há 159 anos, desde a inauguração do primeiro cemitério municipal, o Santo Amaro, inaugurado em 09 de janeiro de 1856.

Das três primeiras máquinas adquiridas e entregues, uma ficará no cemitério Vila Formosa, outra irá para a necrópole São Luiz e a terceira para o Vila Nova Cachoeirinha. Os sepultadores receberão treinamento e até fevereiro estarão operando as máquinas.