Mini escavadeiras serão usadas nos sepultamentos efetuados pelo Município

Hoje, 12 de janeiro, ocorreu a cerimônia de demonstração e entrega das mini escavadeiras adquiridas pelo SFMSP visando a melhoria das condições de trabalho dos sepultadores.

Tal aquisição é um acontecimento histórico, uma vez que os sepultadores escavam as covas manualmente, há 159 anos, desde a inauguração do primeiro cemitério municipal, o Santo Amaro, inaugurado em 09 de janeiro de 1856.

Das três primeiras máquinas adquiridas e entregues hoje, uma ficará no Vila Formosa, outra irá para o cemitério São Luis e a terceira para o Vila Nova Cachoeirinha. Os sepultadores receberão treinamento e até fevereiro as máquinas estarão operando.

Para a superintendente do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Lucia Salles França Pinto, “o que era penoso para os sepultadores, agora com essas máquinas, esses profissionais poderão realizar um trabalho mais eficiente e sem causar danos para a saúde, porém com o mesmo cuidado”.

Participaram da cerimônia de entrega o secretário de Serviços Simão Pedro, a superintendente do Serviço Funerário Lucia Salles França Pinto, o vereador Laércio Benko, autor da emenda parlamentar que possibilitou, entre outros itens, a aquisição das mini escavadeiras e a deputada estadual Clélia Gomes, além da presença dos sepultadores, funcionários e equipe técnica da autarquia.

O secretário de Serviços Simão Pedro, ao falar para os sepultadores e funcionários presentes na cerimônia, destacou que as mini escavadeiras vão trazer um avanço na comodidade e saúde dos trabalhadores, pois eles podem executar um serviço mais rápido, e assim haverá uma melhora nos serviços das necrópoles, pois estes funcionários poderão trabalhar na frente de prevenção da dengue, vistoriando as sepulturas, entre outros pequenos serviços e reparos.