Central 156 disponibilizará informações sobre os serviços funerários

A Central 156, da secretaria executiva de comunicação, a partir de 1º de setembro, passará a fornecer informações sobre os serviços funerários do município de São Paulo.

Essa ação é parte do projeto de ampliação dos canais de informação disponibilizados aos munícipes, já iniciado pela atual gestão do Serviço Funerário. Dentre algumas medidas nesse sentido merecem destaque a reformulação do site da Autarquia, visando facilitar seu acesso, a criação de perfis nas redes sociais, a elaboração do Guia de Orientação Pública – O que fazer em caso de falecimento e do folheto com informações sobre documentos necessários à contratação de um funeral, bem como os endereços das agências funerárias. Este folheto hoje já está sendo anexado às declarações de óbito emitidas pelo SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) e em breve acompanhará também as declarações de óbito emitidas pelo sistema municipal de Saúde.

Sob a coordenação da assessoria de imprensa do Serviço Funerário, os servidores Cirilo Tadeu da Silva, do departamento de cemitérios, André Coutinho, de agências funerárias, Antônio Alves Nepomuceno, de procedimentos administrativos, e Fabiana Correia e Anisia Ragazzini, do atendimento ao munícipe, ministraram treinamento, dias 24 e 25 de agosto, para 50 atendentes que foram destacados para atendimento dos munícipes através do serviço 156.

O grupo foi dividido em duas turmas, cada uma com 25 atendentes, visando apresentar todas as etapas de serviços oferecidos pela Autarquia para que o atendimento da Central 156 possa prestar informações e orientações precisas aos munícipes sobre procedimentos referentes à contratação de funeral, o que fazer em caso de falecimento, exumações, concessões, autuação de processos, entre outros temas.

Segundo a superintendente Lúcia Salles França Pinto, a expectativa com mais esse canal de informações é orientar cada vez melhor e de modo mais transparente e acolhedor a população no momento em que ela está envolvida na contratação do funeral ou da exumação de seu ente querido. Dessa forma, além de oferecer conforto nesse momento de dor, age-se para combater e extirpar a ação de atravessadores que abordam as pessoas e extorquem delas valores infinitamente superiores aos praticados pelo serviço municipal. Além disso, a atual gestão do Serviço Funerário está implantando nas agências funerárias municipais o atendimento humanizado, coordenado por psicólogos e assistentes sociais, profissionais que, até 2014, não existiam no quadro de servidores da Autarquia. Com a população, comemoramos mais essa realização.