São Paulo recebe homenagem a Luiz Gama, o patrono da abolição

 

Nesta terça-feira, dia 24 de agosto, a secretaria de Promoção da Igualdade Racial promoveu uma homenagem aos 133 anos da morte do patrono da abolição, Luiz Gama e contou com a parceria da Secretaria de Serviços, por meio do Serviço Funerário do Município de São Paulo.

A homenagem se iniciou pela manhã com um ato na Câmara Municipal de São Paulo, inaugurando o NEABI, Núcleo de Estudos Brasileiros e Indígenas e uma comitiva dirigiu-se à tarde para o Largo do Arouche, em frente ao busto de Luiz Gama, juntando-se a outros grupos lá presentes. O secretário de Serviços, Simão Pedro, o secretario de Promoção da Igualdade Racial, Mauricio Pestana e a superintendente do Serviço Funerário, Lúcia Salles França Pinto estiveram presentes na cerimônia, prestigiando a narrativa sobre a vida e os feitos de Luiz Gama

A homenagem no Largo do Arouche contou com diversos grupos de estudos sobre Luiz Gama e movimentos sociais, que declamaram poesias sobre o cotidiano e a realidade das periferias de São Paulo, trazendo as lutas de Luiz Gama aos dias de hoje.

Por volta das 19 horas, todos os presentes seguiram em caminhada pelas ruas do centro da cidade, rumo ao cemitério Consolação para realizar o último ato em homenagem ao patrono da abolição.

Mesmo com uma garoa persistente, o trajeto foi animado com recitais de poesia durante o caminho e no túmulo de Luiz Gama contaram histórias sobre sua vida como advogado, escritor, abolicionista e como um herói brasileiro.