Busca de Óbito – Pessoas não identificadas

Os cartórios de registro civil do estado de São Paulo lançaram, no último dia 20 de maio, o site www.registrocivil.org.br que permite pesquisar pessoas que foram sepultadas como desconhecidas em nove estados brasileiros. A base de dados tem o registro de 53 mil óbitos de desconhecidos dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Distrito Federal, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco.
A Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas foi criada após uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entretanto, com o intuito de oferecer uma ferramenta de busca online, até então inexistente, o site do Serviço Funerário www.prefeitura.sp.gov.br/serviçofunerario vem publicando, desde abril de 2014, relação de óbitos encaminhada pelo Instituto Médico Legal para sepultamento nos cemitérios municipais, de pessoas desconhecidas ou sepultadas sem o conhecimento de familiares.
Essa medida, adotada pelo SFMSP, ajudou inúmeras famílias na localização de pessoas desaparecidas, fechando um ciclo, tanto afetivo quanto legal.
Segundo Lúcia Salles França Pinto, superintendente do Serviço Funerário, "o novo site vem somar esforços aos já empreendidos pela nossa gestão, visando assegurar às famílias o direito de saber onde seus entes queridos foram sepultados. Trata-se de um importante passo em prol dos direitos humanos", finaliza.