Coral

Dia dos Pais terá Memória Musical no Cemitério da Consolação

O Coral Paulistano Mário de Andrade se apresenta no domingo do Dia dos Pais, dia 10, às 11h, na capela do Cemitério da Consolação, São Paulo. A iniciativa faz parte do programa Memória Musical, promovido pelo Serviço Funerário do Município de São Paulo, da Secretaria Municipal de Serviços.

No repertório, a peça Inspiração, música de Gilberto Mendes e poema de Mário de Andrade, e também obras do Padre José Mauricio Nunes Garcia, Dorival Caymmi, Chico Buarque, entre outros, com a regência do Maestro Luiz Marchetti.

Algumas das capelas dos cemitérios são comparadas a igrejas matrizes de muitas cidades do interior de São Paulo, pelas suas dimensões e características arquitetônicas, como no caso da capela do cemitério da Consolação assinada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou o Theatro Municipal de São Paulo, entre outras obras marcantes na arquitetura da cidade.

“Esta é a segunda edição do Memória Musical, uma homenagem aos que se foram, mas permanecem vivos nas nossas lembranças. Na mística dos cemitérios, há um medo que afasta as pessoas. Queremos retomar esses espaços com a cidadania. Nada melhor que arte e cultura para nos guiar nesta redescoberta da nossa história, dos nossos espaços de memória e reflexão”, afirma a superintendente do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Lucia Salles França Pinto. Ela ressalta que no dia 30 de agosto, haverá outra atividade aberta à população, o Taissô, evento de ginástica rítmica japonesa que se iniciará em frente ao crematório municipal, na Vila Alpina. Essa atividade deve ocorrer três vezes por semana.

Fundado em 1858, o cemitério da Consolação é o primeiro cemitério público da cidade. Ele é considerado uma das principais referências em arte tumular com obras de escultores que ornamentam túmulos de personalidades políticas e culturais que marcaram a história de São Paulo e do País.

Memória Musical – Dia dos Pais
Coral Mário de Andrade
Domingo, 10, Cemitério da Consolação, 11h

Veja fotos da primeira edição do evento

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Serviço Funerário do Município de São Paulo