Há mais de 10 anos o Cemitério da Consolação conta com Visitas Guiadas para quem quer conhecer as belezas da arte tumular da necrópole e aprender mais sobre as personalidades públicas sepultadas no local, revivendo grande parte da história de São Paulo.
Localizado na área central da capital paulistana, o Consolação é um grande espelho que reflete as múltiplas vivências daqueles que participaram ativamente da vida da cidade desde a sua fundação.
Conhecida como museu a céu aberto, a necrópole foi fundada em 15 de agosto de 1858 e possui túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo, Luigi Brizzolara, entre outros.
Inicialmente, o trajeto da Visita Guiada era feito pelo já falecido profº Délio Freire dos Santos, idealizador do passeio e, na época, administrador da necrópole. Hoje, quem recepciona turistas, estudantes, pesquisadores e paulistanos que querem explorar a necrópole é o carismático Francivaldo Almeida Gomes, o "Popó", ex- sepultador que com apoio de Délio Freire aprendeu tudo sobre o cemitério, tornando-se um expert em tudo que diz respeito ao Cemitério da Consolação.
COMO AGENDAR A VISITA GUIADA
Desde 2014, o Programa Memória & Vida reorganizou o passeio num roteiro, em dias e horários fixos, para atender a toda população, possibilitando a visita de alunos, turistas, fotógrafos e demais interessados.
Ainda, devido a pandemia da Covid-19, os passeios são realizados apenas as sextas-feiras, às 14h00.
Para agendamento de passeios, autorizações e orientações sobre visita de grupos, envie e-mail para a Assessoria de Imprensa do Serviço Funerário de São Paulo: assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br
AS VISITAS SÃO TOTALMENTE GRATUITAS - AGENDADAS MEDIANTE DISPONIBILIDADE
VISITA AUTOGUIADA
Visitantes que querem descobrir as belezas do cemitério público mais antigo de São Paulo podem, desde agosto de 2016, baixar o aplicativo "Guia do Cemitério Consolação". O Aplicativo permite visitas autoguiadas na necrópole e o visitante tem diversas opções de roteiros como Arte tumular, Políticos do Império, Modernistas, Industriais, entre outros.
Uma vez escolhido o roteiro, o aplicativo lista os túmulos que compõem a opção indicada, oferecendo ao visitante a história da personalidade sepultada e/ou obra de arte tumular, além de fotos e geolocalização, como um guia do cemitério.
INFORMAÇÕES ÚTEIS - SOLICITAÇÃO DE TRABALHO RELIGIOSO NAS NECRÓPOLES
O prazo para solicitação de trabalho religioso é de 15 dias de antecedência da data pretendida para a atividade.
IMPORTANTE: Em datas de homenagem como Dia das Mães, Dia dos Pais e Finados o prazo é de 30 dias de antecedência.
FIQUE ATENTO AOS PRAZOS E ÀS INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES
- Nome da Instituição responsável pela atividade;
- Nome do responsável pela instituição;
- Informações sobre o objetivo e finalidade da atividade;
- Data, hora de início e término da atividade;
- Quantidade de participantes da atividade;
- Necrópole onde deseja realizar a atividade;
- Telefone de contato do responsável.
Obs.: Solicitações enviadas com informações incompletas não poderão ser analisadas.
ENVIE: para a Assessoria de Imprensa do Serviço Funerário do Município de São Paulo: assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.
ATOS RELIGIOSOS NAS NECRÓPOLES
ATO N. 326, DE 21 MARÇO DE 1.932
Substitui o Ato n. 1.321, de 8 de abril de 1919, que dá regulamento aos cemitérios do Município.
Art. 1.° - Os cemitérios no município de São Paulo terão caráter secular e serão administrados pela autoridade municipal, ficando livre a todos, os cultos religiosos a prática dos respectivos ritos, em relação aos seus crentes, desde que não ofendam a moral pública e as leis.
INFORMAÇÕES ÚTEIS - SOLICITAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
Os trabalhos acadêmicos, escolares e profissionais acontecem somente no Cemitério da Consolação às sextas–feiras às 14h. O prazo para solicitação é de 15 dias de antecedência da data pretendida para a atividade.
FIQUE ATENTO AOS PRAZOS E ÀS INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES
- Documento da Instituição de ensino ou da empresa declarando vínculo com o solicitante;
- Nome do responsável pela instituição ou empresa (em caso de profissionais ou pessoa física enviar nome completo, site, Instagram, etc, se houver);
- Tema, objetivo, finalidade e formato do trabalho (entrevista, fotografia, filmagem, roteiro, etc);
- Local onde será divulgado o trabalho;
- Data, hora de início e término do trabalho;
- Relação de nomes dos participantes do trabalho;
- Necrópole onde deseja realizar a atividade;
- Telefone de contato do responsável.
Obs: Solicitações para trabalhos em outros cemitérios que não seja o Consolação serão submetidos à análise pela área responsável.
ENVIE: para a Assessoria de Imprensa do Serviço Funerário do Município de São Paulo: assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br de segunda a sexta-feira das 09h às 18h.