Mutirão de plantio no Bosque das Maritacas

A Área Central, uma das regiões mais áridas da Cidade, ganhou seu primeiro bosque. Voluntários de todas as idades ajudaram a plantar mais de 1.100 árvores no Bosque das Maritacas.

Este é o primeiro de vários espaços de áreas verdes idealizados para reflorestar as áreas degradadas no Centro. “Estamos criando uma área de conservação urbana, espaços de diversidade vegetal para preservação e enriquecimento da biodiversidade. A população ganhará uma melhor qualidade de vida. Teremos um pulmão verde no centro de São Paulo”; afirmou o subprefeito Roberto Arantes.

Em uma área de 3.600m², no cruzamento da Avenida do Estado com a Rua da Figueira, os cidadãos plantaram árvores como pitangueira, grumixama, uvaia, pêssego do mato, araçá, guabiju, cambuci, guabiroba, açaí, palmito jussara, jerivá, ingá, mariameira, aldrago, arueira, cabreúva, angicos, cedros, sangra d´água, mulungu, tapiá, tarumã, ipês e outras espécies. Além delas, o espaço recebeu árvores e palmeiras transplantadas do Vale do Anhangabaú, entre elas: jerivás, paineiras, jabuticabeiras, pau-brasil e aldrago.Uma ‘filha’ da Figueira das Lágrimas, árvore mais antiga da cidade, remanescente da vegetação original paulistana, também foi plantada no local. 

As espécies escolhidas para o plantio no Bosque das Maritacas têm relação com regiões de várzea, dada a proximidade com o Rio Tamanduateí, e com regiões de Cerrado para plantios adensados nos topos de taludes e morrotes previstos no projeto.

“As nossas equipes trabalharam com empenho por mais de 60 dias para preparar o solo e deixarem ideal para o plantio. No mutirão, trabalhamos juntamente com a população e percebemos a alegria de todos com o novo bosque. Parabéns a todos por tornarem este sonho uma realidade. E que venham as maritacas!”, finalizou o subprefeito.

Como se trata de uma área de conservação, o acesso ao Bosque das Maritacas será autorizado para fins científicos, pedagógicos e culturais perante agendamento direto com a subprefeitura, que será responsável pelo espaço.

Para marcar a criação do Bosque das Maritacas, a Subprefeitura Sé realizou dois eventos, em parceria com a TV Globo. Em setembro o projeto Verdejando exibiu uma série de reportagens, ações de plantio e atividades educativas sobre a importância da preservação do meio-ambiente com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população.

Bosque das Maritacas em números:
• Quatro equipes de logradouro realizaram a reforma de guias, sarjetas e passeio ao redor do local;
• Cinco equipes de conservação de áreas verdes no preparo do solo e plantio de 700m² de grama tipo Esmeralda;
• Uma equipe de zeladoria realiza a limpeza do lugar duas vezes por semana;
• Uma equipe de irrigação responsável por regar o espaço quatro vezes por semana no mínimo (uma média de 30 mil m³ de água utilizados semanalmente).

Leia também:
Bosque das Maritacas: o primeiro espaço de conservação urbana da Cidade

Ação de plantio na Avenida do Estado 

Veja como foi o mutirão de plantio no Bosque das Maritacas:

Montagem com fotos do bosque

 

Montagem com fotos da equipe da Sé no bosque

 Montagem colorida das equipes da Sé

Montagem de fotos coloridas de voluntários

 

Montagem colorida do mutirão de plantio no Bosque das Maritacas

Fotos coloridas do mutirão de plantio

 Fotos áreas do Bosque das Maritacas