Bosque das Maritacas: o primeiro espaço de conservação urbana da Cidade

Duas imagens aéreas do antes e do futuro bosque das Maritacas

Neste sábado (28/09) a região central ganhará o primeiro espaço urbano de conservação da Cidade: o Bosque das Maritacas.

O espaço, localizado na Avenida do Estado com a Rua da Figueira, próximo ao Parque Dom Pedro II, teve a topografia remodelada para melhor captação e reservação de águas da chuva e também recebeu árvores e palmeiras transplantadas do Vale do Anhangabaú, entre elas: jerivás, paineiras, jabuticabeiras, pau-brasil e aldrago.

André Graziano, arquiteto paisagista da Sub-Sé, afirma que o Bosque das Maritacas vai dar proteção às árvores e palmeiras vindas do Vale e abrigar mais de 600 mudas de espécies de Mata Atlântica e de Cerrado. As espécies escolhidas para o plantio no Bosque das Maritacas têm relação com regiões de várzea, dada a proximidade com o Rio Tamanduateí, e com regiões de Cerrado para plantios adensados nos topos de taludes e morrotes previstos no projeto.
“O solo recebeu descompactação, correção, adubação e camada de proteção feita a partir de restos de podas de árvores e outros resíduos vegetais, com a intenção de permitir o melhor desenvolvimento das mudas plantadas”, completou André.

A lista de espécies que devem compor o Bosque contempla árvores como pitangueira, grumixama, uvaia, pêssego do mato, araçá, guabiju, cambuci, guabiroba, açaí, palmito jussara, jerivá, ingá, mariameira, aldrago, arueira, cabreúva, angicos, cedros, sangra d´água, mulungu, tapiá, tarumã, ipês e outras espécies de várzea e cerrado que se adequem à região.

O subprefeito da Sé, Roberto Arantes, explica que este é o primeiro de vários espaços de áreas verdes idealizados para reflorestar as áreas degradadas na região mais árida da Cidade. “Vamos criar espaços de diversidade vegetal no meio urbano para preservação e enriquecimento da biodiversidade. A população ganhará uma melhor qualidade de vida. Teremos um pulmão verde no centro de São Paulo”, afirma Roberto.

Rodrigo Silva, biólogo da Sub-Sé, esclarece que por se tratar de uma área de conservação, o acesso ao Bosque das Maritacas será autorizado para fins científicos, pedagógicos e culturais perante agendamento direto com a subprefeitura, que será responsável pelo espaço. “Deixaremos o plano de manejo e conduções das mudas oficializado desde o início do bosque”, completou Rodrigo.

mosaico com fotos do bosque das maritacas

Bosque das Maritacas em números:
• Área total de 3.600m² pronta para o plantio;
• Mais de 100 pessoas, entre funcionários e voluntários, mobilizados para criação do Bosque das Maritacas;
• Dois meses de trabalho até criação do espaço;
• 20 árvores, como jerivás, jabuticabeiras e paus-brasil, já foram plantadas no local;
• 600 mudas de mais de dez espécies de várzea e de Cerrado serão plantadas no sábado.

Desde o início dos trabalhos atuaram no local:
• Quatro equipes de logradouro que realizaram a reforma de guias, sarjetas e passeio ao redor do local; e cinco equipes de conservação de áreas verdes no preparo do solo e plantio de 700m² de grama tipo Esmeralda;
• Uma equipe de zeladoria, que realiza a limpeza do lugar duas vezes por semana;
• Uma equipe de irrigação responsável por regar o espaço quatro vezes por semana no mínimo (uma média de 30 mil m³ de água utilizados semanalmente).

Mutirão Verdejando
Para marcar a criação do Bosque das Maritacas, a Subprefeitura Sé realizará dois eventos, em parceria com a TV Globo.

Neste mês o projeto Verdejando exibiu uma série de reportagens, ações de plantio e atividades educativas sobre a importância da preservação do meio-ambiente com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população.

Na região central acontecerá amanhã (25/09), o plantio de 36 mudas de jerivás, sabão de soldado e mirindiba rosa. Ao longo do eixo do Tamanduateí está previsto o maior plantio ornamental de espécies arbóreas nativas da história do centro, em que serão plantadas mais de 1.500 mudas.

Já no sábado, (28/09), das 9h às 17h, em evento aberto à população, o Bosque das Maritacas será palco do mutirão de plantio mudas. “Queremos que as crianças e suas famílias venham plantar conosco. Assim vamos sensibilizar a população sobre a importância da conservação das nossas áreas verdes”, finalizou o subprefeito.

Participe. Venha plantar a sua árvore!

convites para os eventos descritos abaixo