Prefeitura Regional Sé atende mais de 250 solicitações de veículos abandonados

Legislação prevê multa de R$ 15 mil para proprietário que abandonar o veículo em via pública

A Prefeitura Regional Sé recebeu 257 denúncias de carros abandonados na região central que foram atendidas pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Até julho desse ano, 102 proprietários retiraram seus automóveis após a notificação dos fiscais, 81 não estavam mais nos endereços informados e 74 foram apreendidos.


O abandono gera degradação em todo o entorno, além de causar transtornos para o trânsito e risco a pedestres ou moradores locais, oferecendo perigo em caso de contato com a carcaça amassada, enferrujada ou com vidros quebrados. Os veículos parados por muito tempo também podem virar criadouros de mosquitos transmissores de doenças.


Eduardo Odloak, prefeito regional, destaca a importância da participação dos munícipes nessa ação. “Contamos com a população nesses casos para nos ajudar a identificar os veículos abandonados. Estamos focados em retirar o máximo de carros e carcaças abandonadas em toda região”, afirma.


Como funciona
Após a denúncia ser registrada pela CPDU, os fiscais vão até o local informado e, constatado o abandono, aplicam um adesivo no vidro do veículo como forma de notificação com o prazo para recolhimento de até cinco dias úteis. Antes da remoção, o departamento realiza o levantamento da documentação e histórico do bem aparentemente abandonado. Caso o proprietário do carro não se manifeste, o veículo será recolhido pela fiscalização. O abandono prevê multa de R$ 15 mil ao proprietário, previsto na Lei de Limpeza Urbana.

 


Para denunciar
Pessoalmente: Praça de Atendimento da Prefeitura Regional Sé - Rua Álvares Penteado, 53, das 08h às 17h.
Por telefone: 156
Site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br