PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura assina termo de cooperação com a JAPAN HOUSE São Paulo para revitalização da Praça Oswaldo Cruz

A parceria visa requalificar a praça, localizada no início da Avenida Paulista, ao lado da instituição cultural japonesa, inaugurada em maio deste ano

19/10/2017 15h19

 A Praça Oswaldo Cruz, na rua 13 de Maio, região do Paraíso, vai passar por obras de revitalização que preveem troca do piso e paisagismo.

O valor total da obra de revitalização está estimado em R$ 440 mil e previsão de 7 meses de duração. Na região da regional Sé, atualmente, são 34 praças e áreas ajardinadas que contam com termos de cooperação vigentes.

Proposto pela JAPAN HOUSE São Paulo, o projeto de revitalização foi idealizado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, que assina a arquitetura do centro cultural da Avenida Paulista. Kuma é responsável ainda por outros projetos pelo mundo, como o Estádio Olímpico de Tóquio para as Olimpíadas de 2020.

A revitalização prevê a substituição de 1.800 metros quadrados do piso existente por pré-moldado branco, para isso, as grades, muretas e bancos existentes deverão ser reposicionados. “A cidade, em especial frequentadores e moradores da Paulista, vão ganhar com a nova praça que vai ficar espetacular, mais segura e iluminada”, afirma o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak.

Já Angela Hirata, Presidente da JAPAN HOUSE São Paulo, declara: “Esta parceria amplia para o espaço público a nossa proposta de apresentar o Japão contemporâneo. A praça Oswaldo Cruz ganhará intervenção de um dos principais arquitetos japoneses, trazendo a atmosfera interna da JAPAN HOUSE São Paulo para a rua.”

Haverá o plantio de duas cerejeiras adultas. A banca de jornal, instalada no local será reposicionada. O espaço ganhará ainda uma base expositiva para esculturas rotativas.

O termo de parceria com a JAPAN HOUSE São Paulo foi publicado no Diário Oficial da Cidade no último dia 6, e tem vigência de 36 meses.