Conheça o Edifício Martinelli, com 92 anos de história

O prédio ficou conhecido como o primeiro arranha-céu da cidade de São Paulo

Uma das construções mais renomadas da capital paulistana, o Edifício Martinelli foi idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, um empresário bem sucedido do ramo da construção e navegação. A pretensão de Giuseppe era criar o prédio mais alto da América do Sul; na São Paulo de época os edifícios tinham, no máximo, cinco andares. A escolha do terreno foi propícia: o prédio estava localizado numa das áreas mais nobres da cidade, entre as ruas São Bento, Líbero Badaró e Avenida São João.


 

A construção começou a ser idealizada em 1924, com projeção para 12 andares. Com o tempo, o italiano passou a acrescentar andares ao edifício, estimulado pela própria população que lhe pedia uma altura cada vez maior – de 12 passou para catorze, depois dezoito e em 1928 chegou a vinte. O Edifício Martinelli finalmente ficou pronto após cinco anos, culminando em 30 andares. No topo do arranha-céu, Giuseppe Martinelli construiu sua própria residência.

O local, que já foi abrigo de lojas, hotéis luxuosos, cinemas, igrejas e boates, passou por uma decadência entre as décadas de 60 e 70, quando o prédio fora ocupado por famílias de baixa renda.

Em 1975, o prefeito Olavo Setúbal desapropriou o edifício e deu início a uma restauração que terminou em 1979. Atualmente, o Martinelli é endereço de diversas repartições municipais, como a Emurb e a Cohab.

O edifício Martinelli disponibiliza visitas monitoradas gratuitas para os interessados em conhecer a sua história. Para grupos acima de 15 pessoas, é necessário fazer agendamento prévio via site ou telefone.

 

Serviço:
 
Edifício Martinelli

End.: O edifício tem três entradas.
Rua Libero Badaró, 504 a 518;
Rua São Bento, 397 a 413;
Av. São João, 11 a 65.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. Agendamento de visitas monitoradas somente para os sábados, das 9h às 13h.
Tel: (11) 3104-2477
www.prediomartinelli.com.br