Prefeitura fecha parceria com o HCor para revitalizar canteiros da Avenida Paulista

Termo de cooperação prevê implantação de novo paisagismo nos canteiros centrais e das calçadas. O Hospital investe em projeto de responsabilidade socioambiental na avenida mais famosa de São Paulo

  As mais de 50 floreiras localizadas nas calçadas da Av. Paulista, além das outras 43 localizadas no canteiro central receberão novo paisagismo, por meio de cooperação firmado entre a Subprefeitura Sé e o Hospital do Coração.
Os locais, ao final do plantio, formarão um jardim no estilo tropical com forração de grama amendoin, pandanus e estrelizias; como base, serão colocados pedriscos e madeira.
Além do cuidado estético com a via, reforçado pela parceria, a Subprefeitura Sé continuará trabalhando diariamente em prol da conservação do local. Mensalmente, são investidos R$ 500 mil em zeladoria; diariamente, 24 funcionários efetuam a varrição de toda extensão da Paulista, até 10 vezes por dia, recolhendo em média 800 kg de detritos.
Essas ações complementam as melhorias já realizadas pela administração municipal na Avenida que, em 2008, foi totalmente revitalizada. Os 55 mil m² de calçamento receberam placas de concreto moldado in loco com juntas de dilatação e cerca de 200 rampas de acessibilidade foram implantadas.
Termo de cooperação
Além do HCor, outros três hospitais de São Paulo adotaram áreas verdes na região da Subprefeitura Sé: Sírio Libanês (responsável pelos canteiros centrais das avenidas Pacaembu e Nove de Julho), Albert Einstein (Praça Cinquentenário de Israel) e Oswaldo Cruz (Praça Amadeu Amaral).
Para cuidar de uma praça, área verde ou canteiro central, o interessado (empresa ou cidadão) pode apresentar uma proposta na Subprefeitura da região, com uma carta de intenção para a área que pretende adotar.
É necessário levar os documentos de identificação de pessoa física ou jurídica e comprovante de inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) - no caso de pessoa juridica. Após encaminhada a proposta, é necessário aguardar a publicação da carta de intenção no Diário Oficial, e aguardar o resultado da avaliação da Subprefeitura. O papel da Subprefeitura é dar apoio técnico em todos os momentos da parceria e fiscalizar a execução dos serviços.
Os termos de cooperação para adoção de áreas verdes têm de 12 a 36 meses de duração, podendo ser prorrogados. Pelo acordo, fica sob responsabilidade do administrador a manutenção total do espaço. Em troca, é permitido que a área verde receba uma placa ou mais – dependendo do tamanho do espaço – com o nome da empresa que adotou o local.
No caso de descumprimento do termo de cooperação, o cooperante será notificado para, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, comprovar a regularização dos serviços, sob pena de rescisão do termo. Atualmente há 380 termos de cooperação vigentes na cidade.


Para conferir as áreas já adotadas em cada Subprefeitura, basta acessar o link:
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/termo_de_cooperacao/.