Mutirão da Prefeitura triplica número de veículos removidos das ruas

Em dois meses, Subprefeituras recolheram 783 carros e outros 1.483 foram retirados por seus proprietários. Na região central, 57 foram apreendidos

A Prefeitura triplicou a retirada de veículos abandonados das ruas de São Paulo. É o que demonstra balanço da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que, em conjunto com a Secretaria de Transportes, comandou um mutirão de 60 dias – em junho e julho - para desobstruir o espaço viário da cidade.

Neste período, equipes das subprefeituras recolheram, para os seus pátios, 783 carros deixados pelos proprietários nas ruas, média de 13 veículos/dia. O resultado é três vezes maior que a média alcançada em 2011, quando se removeu quatro veículos/dia. Além disso, outros 1.483 foram retirados por seus responsáveis, após terem sido notificados. Com essa intensa fiscalização, as ruas ficaram livres de 2.266 veículos, que, além de atrapalhar o trânsito, obstruíam o serviço de varrição.

Em maio deste ano, o prefeito Gilberto Kassab determinou que as Secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Transportes realizassem um esforço concentrado para liberar as ruas dessa irregularidade, pois, embora houvesse um trabalho incessante de recolhimento desses veículos, a cidade ainda convivia com um grande número deles.

Com a realização dessa ação, o ano de 2012 já totaliza 1.344 apreensões de carros, caminhões, carcaças e outros veículos. Este deverá ser o ano com maior recolhimento de veículos na história da cidade, que vem crescendo, seguindo um fenômeno de abandono que tem sido registrado em todo o Brasil. Em 2011 foram removidos cerca de 1.500, 109% a mais se comparado a 2009 (716) e 36,3% em relação a 2010 (1.100).

Região Central

Na região central da cidade, que engloba oito distritos, o mutirão recolheu 57 veículos, que foram encaminhados para um novo pátio, com 37 mil m², inaugurado em maio, e que pode receber até 800 veículos. Também deixaram as ruas do centro, 46 carros retirados por seus responsáveis, depois de avisados.

Leilões

Com a ampliação no número de remoções os pátios ficaram lotados. Para liberar espaço, as subprefeituras estão promovendo leilões. Ao todo já foram realizados 23 e tem mais um programado para o dia 21, na Cidade Ademar. Na Subprefeitura Sé o leilão esta previsto para ocorrer em setembro. Com a iniciativa, 435 toneladas de carcaças foram retiradas dos pátios de 13 Subprefeituras.

Fiscalização

A legislação municipal impõe que agentes vistores das Subprefeituras vistoriem o veículo supostamente abandonado e afixem um aviso para a retirada do mesmo, no prazo de cinco dias. Antes de removê-lo, a subprefeitura faz uma busca para verificar se o veículo não possui pendências. Caso o proprietário não seja encontrado e o veículo não possua ocorrência de furto ou roubo ou outro ilícito penal, o carro é recolhido para pátio, passando a ser considerado sucata.

Denúncias

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 156, nas praças de atendimento das Subprefeituras ou pelo site sac.prefeitura.sp.gov.br.