Evento reúne 400 artesãos nas Praças da Sé e João Mendes nesta quinta-feira (19)

Em comemoração ao Dia do Artesão, feira de arte e artesanato acontece das 8h às 18h, no Centro

Para comemorar o Dia do Artesão, nesta quinta-feira (19), as praças da Sé e João Mendes, na região central, vão abrigar uma grande Feira de Arte e Artesanato. Das 8h às 18 horas, o público pode conferir o trabalho de cerca de 400 artesãos.

O evento, que conta com apoio da Subprefeitura Sé, é organizado pela Associação dos Artesãos do Estado de São Paulo, pela Associação do Artesão da Terceira Idade, pela Associação Guaianases por moradia, arte e cultura e pela Associação de Arte e Cultura do Conselho de Ética da Praça República.

Feiras de Arte e Artesanato

Hoje, a região central conta com sete feiras de Arte e Artesanato na área da Subprefeitura Sé. A Feira da Liberdade é realizada no bairro que é reduto da colônia oriental na cidade e acontece há cerca de 30 anos, aos sábados e domingos, com bijuterias, almofadas, luminárias japonesas, bonsais, peixes de aquário, além de muitos artigos orientais. Há também barracas de comidas típicas, como yakisoba e tempurá.

Já os interessados em antiguidades contam com duas feiras específicas: a do Bixiga, na Praça Dom Orione, que oferece desde revistas, livros e roupas até vitrolas, lustres, móveis e peças decorativas; e a do vão livre do Masp, na Avenida Paulista, que há 20 anos reúne colecionadores e expositores e recebe milhares de pessoas à procura de raridades, quadros, esculturas, luminárias, candelabros, moedas antigas e objetos para a casa. Também na Avenida Paulista fica a feira de artesanato do Trianon. Lá os visitantes podem encontrar enfeites, velas, bijuterias, roupas, sabonetes, incensos e objetos esculpidos em madeira, entre outras curiosidades.

O centro de São Paulo também conta com duas feiras. Na região histórica fica a Feira de Arte e Artesanato e Cultura José Bonifácio, que reúne cerca de 50 expositores às quintas, sextas e sábados, entre 8h e 17h, no centro velho da capital. No centro novo, a Praça da República abriga uma feira tradicional, que acontece desde o final da década de 50. Hoje, são mais de 600 expositores que comercializam artesanato no local.

A mais nova feira da região fica na Praça Princesa Isabel. Funcionando há pouco mais de um ano, ela conta com 80 expositores que comercializam materiais para pintura artística, como pincéis, molduras, cavaletes e tintas.

Serviço
Comemoração do Dia do Artesão
Local: Praças da Sé e João Mendes – Centro
Data: 19 de março
Horário: das 8 às 18h

Feiras de Arte e Artesanato da região central
Bixiga
Praça Dom Orione - Bela Vista
Horário: Domingo, das 10h às 18h

Liberdade
Praça da Liberdade, s/n - Liberdade
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h

Masp
Avenida Paulista, 1.578 - Centro
Horário: Domingos, das 10h às 17h

República
Praça da República - Centro
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h

Trianon
Avenida Paulista, s/n (esquina da Rua Peixoto Gomide) - Cerqueira César
Horário: Domingos, das 10h às 17h

José Bonifácio
Praça Ouvidor Pacheco e Silva, s/nº - Centro
Horário: Quintas, sextas e sábados, das 8h às 17h.

Princesa Isabel
Praça Princesa Isabel – Campos Elíseos
Horário: Domingos, das 9h às 14 h