Após reforma e modernização, Estação de Transbordo é inaugurada

A Estação de Transbordo de Ponte Pequena (ETPP), no Bom Retiro, tem capacidade para receber 140 mil toneladas mensais de resíduos domiciliares

Nesta segunda-feira (11) foi inaugurada a Estação de Transbordo de Ponte Pequena (ETPP), no distrito do Bom Retiro. Com capacidade para receber 140 mil toneladas mensais de resíduos, o Transbordo tem a função de aperfeiçoar a logística entre a coleta e a destinação final do material até o aterro sanitário.

Agora em uma edificação fechada, a estrutura permite uma transferência limpa entre caminhões e carretas, melhorando a condição de trabalho dos profissionais e a eficiência da operação. Além disso, a estação evita a exposição do material ao meio ambiente, impedindo a proliferação de insetos e evitando a contaminação por roedores.

Para controlar com eficiência o tratamento de odores da estação, um sistema que funciona como um radar de partículas foi instalado junto às saídas de ar tratado. Este processo capta e monitora, a partir de sensores e em tempo real, o ar em torno da Estação de Transbordo. O controle também é feito a partir de uma Estação Meteorológica, que mede direção, velocidade dos ventos e pressão atmosférica.

Funcionando ao mesmo tempo, estes dois equipamentos monitoram o fluxo e a origem da emissão dos odores, além de identificar possíveis áreas de concentração. O local ainda possui cabine de controle para emissão de relatórios e alertas diversos, No caso de qualquer alteração de odor, as ações podem ser tomadas de imediato.

O projeto ainda conta com um conjunto paisagístico que engloba o plantio de cerca de 200 árvores, dobrando o número existente, além da readequação e recuperação de pavimentação interna e a reforma dos edifícios de apoio.

O prédio possui 3.000 m², permitindo o trabalho com resíduos sem o contato humano. A instalação conta com um fosso de 4.000 m², receptor de armazenamento temporário de resíduos com capacidade para seis mil toneladas rotativas diárias. O Transbordo funcionará por 24 horas nos sete dias da semana, recebendo 550 viagens diárias de caminhões coletores.